Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Curso de Pedagogia da UFPI celebra 50 anos de Fundação

Curso de Pedagogia da UFPI celebra 50 anos de Fundação

Última atualização em Quinta, 30 de Novembro de 2023, 08h51

50_anos_pedagogia-4.jpg

Solenidade aconteceu no Auditório Salomé Cabral no CCE/UFPI

Na manhã desta quarta-feira (29), no auditório do Centro de Ciências da Educação (CCE), Salomé Cabral, aconteceu a abertura da celebração dos 50 anos do curso de pedagogia do Campus Ministro Petrônio Portella, em Teresina.

A mesa de honra foi composta pelo Reitor da UFPI, Gildásio Guedes; a Pró-Reitora de Ensino de Graduação, Ana Beatriz Gomes; a Diretora do CCE, Profa. Eliana De Sousa Alencar; a Chefe do Departamento de Métodos e Técnicas de Ensino (DMTE), Profa. Lidiany Pereira; representando o curso de Pedagogia do campus de Floriano, profª Letícia Nascimento; a Diretora do Centro de Educação Aberta e a Distância (CEAD), Lívia Nery; o chefe em exercício do Departamento de Fundamentos da Educação, Prof. Francisco Williams de Assis; a Sub-Coordenadora do curso, Joselia Farias; o representante dos técnico-administrativos ligados ao Curso de Pedagogia, Josely Cardoso e a representante discente do Curso de Pedagogia, Sarah Ferreira.

_-33.jpg

Reitor da UFPI, Gildásio Guedes

O Reitor da UFPI, Gildásio Guedes, destacou que o curso de pedagogia é importante para o desenvolvimento do estado do Piauí, no que diz respeito à educação, de jovens e crianças e outros profissionais da área. “Hoje é um curso responsável pela formação inicial na educação infantil e no ensino fundamental. A pedagogia está presente em muitas áreas da nossa Universidade e é um curso muito importante porque, além disso, a pedagogia pode se tornar responsável pela formação continuada em cursos e orientações. Ela é necessária para que tenhamos profissionais comprometidos, não só futuros professores, mas que os nossos egressos tragam resultados positivos na sua atuação no mercado de trabalho”, enfatizou.

A Diretora do CCE, Eliana Alencar, expressou sua emoção e evidenciou a importância afetiva do momento. “ Esse é o momento de devolver o acesso de amor às pessoas queridas, que com atitudes foram muito importantes para todos nós que fazemos esse curso. São esses afetos que guardam o potencial de fazer da nossa Universidade, do nosso centro, um lugar melhor pra gente viver e conviver todos os dias", pontuou.

A Sub-Coordenadora do curso, Joselia Farias, salientou que a trajetória do curso é marcada por dedicados educadores, mestres e mestras, que ao longo de meio século contribuíram para a formação humana e emancipatória. “Hoje, celebramos não apenas a existência do curso, mas também a contribuição de cada professor, aluno e profissional que passou por aqui. Que este momento seja não apenas de celebração, mas também de reflexão sobre o papel crucial da Pedagogia na formação de profissionais comprometidos com a transformação social”, disse.

A estudante do curso de pedagogia, Sara Ferreira, enfatizou que a pedagogia é um símbolo de resistência na educação, o berço de formação de futuros professores. “Acredito que a pedagogia é uma ciência que molda não apenas indivíduos, mas toda a sociedade. É a construção de um novo caminho, encantando-nos com novas possibilidades. Atualmente, tenho a oportunidade de vivenciar o trabalho na Universidade e acredito que a pedagogia pode alcançar ainda mais em todas as suas áreas. Realizei pesquisas, participei de projetos e, junto ao colegiado, gostaria de contar com o apoio da UFPI para fortalecer nossas iniciativas e investir mais em nosso campo”, finalizou.

Nos 50 anos do Curso de Pedagogia, a programação ainda conta com homenagens aos docentes do curso: aposentados, coordenadores, coordenadores de projetos; entrega de certificado de honra ao mérito. Também aconteceu o descerramento da placa dos 50 anos do Curso.

Acesse a lista completa de professores homenageados.

Confira mais fotos:

50_anos_pedagogia-5.jpg