Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > NESP/UFPI participa do Encontro Nacional da Rede Brasileira de Escolas de Saúde Pública

Última atualização em Sexta, 24 de Novembro de 2023, 16h26

nesp1.jpg

Professores Lúcia Vilarinha e Osmar Cardoso, do NESP/UFPI, participam de evento em Brasília (DF)

A coordenadora e o sub-coordenador do Núcleo de Estudos em Saúde Pública da Universidade Federal do Piauí (NESP-UFPI), Profa. Lúcia Vilarinho e Prof. Osmar de Oliveira Cardoso participaram do Encontro Nacional da Rede Brasileira de Escolas de Saúde Pública – REDESCOLA (ENSP-FIOCRUZ), com o tema “Formação em Saúde no Enfrentamento das Desigualdades e na Reconstrução Democrática do Brasil e do SUS”, em Brasília-DF, nos dia 22 e 23 novembro e articulam novas parcerias para 2024. Atividade apoiada pela Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde (SGTES) do Ministério da Saúde e da Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca/Fundação Oswaldo Cruz.

O encontro reuniu representantes das Universidades e Escolas de Saúde Pública de todos os estados da federação durante dois dias de intenso debate e proposições para a REDE em 2024. A Conferência de abertura foi proferida pela Profa. Sônia Fleury, com o tema: “Saúde e Democracia: desafios à formação dos trabalhadores para o fortalecimento do sistema público universal, inclusivo, e comprometido com a superação das iniquidades em saúde”.

Foram temas dos debates e trocas de experiências: Educação na saúde para o fortalecimento do SUS e o papel das Escolas de Saúde Pública; Ordenamento, lugar da formação, como fortalecer as escolas para cumprir o papel de escolas do SUS; Experiência de construção de movimentos de resistência no SUS; Trabalho coletivo, colaborativo, interprofissional: a necessária integração dos programas de formação de nível médio e nível superior; Educação na saúde para o fortalecimento do SUS – importância da formação em saúde pública/saúde coletiva – importância da Educação Permanente em Saúde – importância da Integração ensino-gestão-serviço-comunidade e da CIES – importância das Residências em Saúde – importância da formação técnica profissional – importância da Equidade.

Toda essa programação resultou na pactuação de agendas de trabalho para o fortalecimento da REDESCOLA e das 60 escolas da Redes no biênio 2024-2025, quando os estados e municípios deverão implementar ações de formação e qualificação do trabalho em saúde no âmbito da Educação Permanente em Saúde para trabalhadores e gestores do SUS e também ações pedagógicas de docência, ações de estruturação das residências, tutorias e preceptorias, entre outras.

Confira mais fotos:

nesp3.jpg