Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > IV SIPECT aborda “Inovação e Sustentabilidade no âmbito da agricultura” no SIUFPI 2023

Última atualização em Sexta, 24 de Novembro de 2023, 16h01

f706af4d-90e0-434c-8e08-2692765e5132.jpg

IV SIPECT no Colégio Técnico de Teresina

Na manhã desta sexta-feira (24), o IV Seminário Integrador de Pesquisa e Extensão dos Colégios Técnicos (SIPECT), evento feito pelos Colégios Técnicos da Universidade Federal do Piauí, encerrou suas atividades do cronograma dos Seminários Integrados (SIUFPI) 2023. Abordando pautas de desenvolvimento sustentável no âmbito das tecnologias dentro do contexto da agricultura, os eventos de encerramento contaram com palestras, mesa-redonda e minicursos.

A Coordenadora do SIPECT no Colégio Técnico de Teresina, Professora Malvina Rodrigues, descreve os Seminários Integrados como uma oportunidade de ampliar o conhecimento. “Enquanto cidadãos, buscamos pensar atividades que realmente beneficiem a população de uma forma geral, e se as nossas pesquisas têm esse retorno social que elas precisam ter”, complementou.

e85917e8-09a8-472f-8540-8ab4d17145f6.jpgProfessora Malvina Rodrigues, Coordenadora do SIPECT no Colégio Técnico de Teresina

De maneira presencial no Auditório do Colégio Técnico de Teresina (CTT), o IV SIPECT encerrou com uma palestra sobre Inovação Tecnológica na Agricultura, com o tema "Inovação e Sustentabilidade: o futuro da agricultura familiar", ministrada pelo Professor de Biologia do CTT, Hendrie Ferreira Nunes, e uma mesa-redonda com o tema “Inovação tecnológica na agricultura”, presidida pelo Professor e Diretor do CTT, Francisco Edinaldo Pinto Mousinho. A programação teve início às 08h30 e foi encerrada às 11h30.

ce1b539c-a4fc-4b7d-a2c4-7263dd29ac56.jpg

Da esquerda para a direita: Professor de Biologia do CTT, Hendrie Ferreira Nunes e o Professor e Diretor do CTT, Francisco Ednaldo Pinto Mousinho

O Professor e Diretor do CTT, Francisco Ednaldo Pinto Mousinho, dá destaque a importância do conhecimento da sociedade sobre o que está sendo desenvolvido e trabalhado dentro do Colégio Técnico de Teresina. “É de suma importância a publicidade das nossas atividades, principalmente de pesquisa e extensão, como uma forma de mostrar todo o trabalho que foi feito na escola e o apoio para nossa comunidade”, finalizou.

Para o Professor de Biologia do CTT, Hendrie Ferreira Nunes, o VI SIPECT é um momento de ressaltar a importância, que especialmente, os jovens estejam cada vez mais inseridos, nesse contexto da agricultura familiar. “Nós temos que pensar alternativas inovadoras para que a gente possa, de certa maneira, atrair esse jovem e mostrar que existe viabilidade, que existe possibilidade de remuneração do ponto de vista econômico, para que ele consiga retornar e aplicar as ideias que eles estão aprendendo aqui dentro da academia, não só fazer a pesquisa, mas também levar isso pros agricultores”, ressaltou.

38736b12-51bb-46ca-beca-a33dda6c97cb.jpg

Alunos participaram ativamente das atividades

O Colégio Técnico de Bom Jesus (CTBJ) contou com uma programação de minicursos realizados de forma presencial, das 8h ao meio dia, com os temas: Produção de feno e silagem; Impacto das zoonoses no contexto da saúde; e Produtividade e tecnologia: Uma parceria indispensável. Já o Colégio Técnico de Floriano (CTF) teve sua programação, em maioria, com minicursos de forma remota, e apenas um minicurso presencial, abordando os temas: Como realizar um artigo com relato de experiência? Introdução às buscas em bases de dados da Área da Saúde; Atualização do Calendário Nacional de Vacinação; Avaliação e correção de solos salinos; e Tratamento de lixo eletrônico (presencial).