O doutorado em Odontologia é o primeiro da área no estado do Piauí e foi aprovado após o Programa de Pós-graduação conquistar nota 4 na última avaliação quadrienal da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).
A UFPI recebeu a visita do coordenador da área de Odontologia da CAPES, Manoel Damião de Sousa Neto, e da professora Maria Fidela de Lima Navarro, considerada referência internacional em pesquisas na área. A visita aconteceu na terça-feira (14).
O reitor da UFPI, Gildásio Guedes; vice-reitor, Viriato Campelo; pró-reitor de Planejamento e Orçamento, Luís Carlos Sales; e o representante da Pró-reitoria de Ensino de Pós-graduação, Francisco Tarso Caselli, receberam os convidados no Salão Nobre da Reitoria, acompanhados da coordenadora do PPG em Odontologia, Marcoeli Silva de Moura; vice-coordenadora, Cacilda Castelo Branco Lima; e demais professores do programa.
Reitor da UFPI, Gildásio Guedes
O reitor falou da satisfação em receber os convidados e elogiou os docentes da UFPI pela dedicação na consolidação do PPG em Odontologia. “Tivemos a visita de duas referências da área trazidas pelos professores e a realização de grandes eventos, como a Reunião da Sociedade Nordeste e Norte de Pesquisa Odontológica e a Jornada Acadêmica de Odontologia da UFPI. Juntamos a notícia das notas boas, dos congressos bons e a atuação da nossa comunidade acadêmica para o engrandecimento da nossa Instituição. Nosso sentimento é de gratidão”, destacou.
Da esquerda para a direita: coordenadora do PPG em Odontologia da UFPI, Marcoeli Silva de Moura; professora emérita da USP, Maria Fidela Navarro; e coordenador da área de Odontologia da CAPES, Manoel Sousa Neto
Segundo o coordenador da área de Odontologia da CAPES, Manoel Damião de Sousa Neto, o PPG da UFPI é muito importante para a Coordenação e para a área. “Para nós da área de Odontologia, isso representa um marco muito importante na região norte e nordeste. Esse programa vem de uma trajetória ascendente. Acredito que, com os programas locais, com a qualidade do corpo docente que já é reconhecida por nós, e um parque de equipamentos numa infraestrutura adequada, a tendência é ter um grande avanço”, salientou.
Para a pesquisadora Maria Fidela Navarro, professora emérita da Universidade de São Paulo, o programa será relevante para a formação de novas lideranças. “Essas lideranças estarão olhando as necessidades da sociedade e, às vezes, até propondo algumas medidas que ainda não foram enxergadas. Então, é preciso ter esse diálogo e a pós-graduação é que cria esse ambiente favorável para que ocorram as mudanças necessárias para o progresso da sociedade. Eu vejo com muito prazer e desejo tudo de melhor para o grupo que está nessa iniciativa”.
A coordenadora do PPG em Odontologia, Marcoeli Silva de Moura, frisou que a visita do coordenador de área da CAPES foi importante para que ele pudesse conhecer o programa e orientar a equipe envolvida nesse início do curso. Ela destacou, ainda, a relevância da reunião com o reitor. “Nenhum programa consegue avançar sem o apoio institucional. Já temos 12 anos de curso de mestrado, já formamos 110 mestres e precisamos avançar com o curso de doutorado e, para isso, precisamos do apoio institucional”, salientou.
Após a reunião na Reitoria, os convidados estiveram no PPG e conversaram com os estudantes do programa.