Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Com o tema “Sustentabilidade e Inovação”, tem início o V Seminários Integrados da UFPI (SiUFPI)

Última atualização em Terça, 21 de Novembro de 2023, 08h07

ORQUESTRA_SINFONICA_DE_TERESINA-13.jpg

Solenidade de abertura do V SiUFPI no Cine Teatro

Na manhã desta segunda-feira (20), foi dado início aos V Seminários Integrados da Universidade Federal do Piauí (UFPI). O evento segue até a sexta-feira (24), com o tema “Sustentabilidade e Inovação: O futuro já começou”. Durante a realização da cerimônia, a mesa de abertura teve a presença do Reitor, Gildásio Guedes; o Vice-Reitor, Viriato Campelo; e a Pró-Reitora de Extensão e Cultura e Coordenadora Geral do SiUFPI, Deborah Dettmam.

DSC_0013_copy.jpg

Performance musical

O evento foi realizado no Cine Teatro da Universidade Federal do Piauí com a transmissão sendo realizada também no YouTube por meio do canal UFPI TV. A Solenidade de abertura do SiUFPI teve como destaque uma performance artística musical da Orquestra e do Coral da Universidade Federal do Piauí com apresentação de músicas de nomes do cenário nacional e local.

DSC_0015_1.jpg

Reitor da UFPI, Gildásio Guedes

O Reitor, Gildásio Guedes, definiu o SiUFPI como um evento de grande importância realizado pela UFPI através de parcerias e com a participação de discentes, docentes, técnicos e pesquisadores. “É o momento em que a Universidade coloca, para a comunidade, tudo aquilo que produziu durante o ano que está terminando. É o momento que coroa as nossas atividades de ensino, pesquisa e extensão”, declarou. Ele ainda exaltou a participação do Coral e da Orquestra da UFPI.

ORQUESTRA_SINFONICA_DE_TERESINA-19_1.jpg

Vice-Reitor, Viriato Campelo

Para o Vice-Reitor, Viriato Campelo, o SiUFPI é um momento de interação e engrandecimento. “É um momento de todos os professores daqui interagirem com outros professores de outras instituições no sentido de engrandecer cada vez mais o nosso trabalho na Universidade”.

ORQUESTRA_SINFONICA_DE_TERESINA-21.jpg

Pró-Reitora de Extensão e Cultura, Deborah Dettmam

Segundo a Pró-Reitora de Extensão e Cultura e Coordenadora Geral do SiUFPI, Deborah Dettmam, em 2023, a comissão executiva do evento é composta por 26 técnicos e docentes e irão acontecer a entrega de 200 prêmios em diversas categorias. Ela ressalta que o SiUFPI deste ano conta com dez eventos de grande porte: XXXII Seminário de Iniciação Científica; XV Seminário de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação; VII Ciclo de palestras da PRPG; XII Seminário de Extensão e Cultura (SEMEX); IX Mostra de Comunidades; VII Encontro de Iniciação à Docência; IV Seminário de Residência Pedagógica; X Seminário de Assistência Estudantil; e IV Seminário de Ensino de Graduação. “É graças ao empenho e firme propósito de nossos professores, servidores e alunos que este evento será capaz de aprimorar a ciência no estado do Piauí e impactar na vida de nossa comunidade”, declarou a Pró-Reitora durante seu discurso.

ORQUESTRA_SINFONICA_DE_TERESINA-47.jpg

Momento solene de entrega de homenagem

Ao longo da solenidade do evento, foram homenageados a professora Lívia Fernanda Nery, Diretora do Centro de Educação Aberta e a Distância (CEAD); o professor João Xavier da Cruz Neto, presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa no Estado do Piauí (FAPEPI) e o professor Roberto Gonçalves de Freitas Filho, do Curso de Direito da UFPI.

ORQUESTRA_SINFONICA_DE_TERESINA-56.jpg

Diretora do CEAD, Lívia Nery

Em seu pronunciamento em nome dos homenageados, a Diretora do CEAD/UFPI, Lívia Nery, ressaltou a representatividade feminina na Universidade. “Estou feliz em ser lembrada ao lado de dois grandes importantes nomes com notáveis contribuições acadêmicas. Aproveito para dizer que enquanto mulheres, gestoras, docentes, pesquisadoras, extensionistas, discentes, servidoras, técnicas, terceirizadas, estamos engrandecendo a UFPI a cada dia”, enfatizou.

Estavam presentes na Cerimônia de Abertura do V SiUFPI, a professora Ana Beatriz Sousa Gomes, Pró-Reitora de Ensino de Graduação; o professor Luís Carlos Sales, o Pró -Reitor de Planejamento e Orçamento; o professor Luiz de Sousa Santos Júnior, Pró-Reitor de Pesquisa e Inovação; a professora Evangelina Sousa, Pró-Reitora de Administração; a professora Regilda Moreira-Araújo, Pró-Reitora de Ensino de Pós-Graduação; Zózimo Tavares, presidente da Academia Piauiense de Letras; a professora Mônica Arrivabene, Pró-Reitora de Assuntos Estudantis e Comunitários; o professor Alessandro Rhadamek Alves, Prefeito Universitário; Tales Antão de Alencar, representante do reitor da Universidade Estadual do Piauí; Delano Rodrigues, Diretor Técnico do SEBRAE Piauí; Divamélia Gomes, Pró-Reitora de Extensão do IFPI, representando o reitor do IFPI; Sádia Castro, diretora de Administração e Finanças do SEBRAE Piauí, representando a Sra. Margaret Coelho.

Acesse a programação completa: https://siufpi2023.ufpi.edu.br/

ORQUESTRA_SINFONICA_DE_TERESINA-28.jpg