Nos dias 29 e 30 de novembro e 01 de dezembro, o IX Simpósio Internacional sobre a Juventude Brasileira (JUBRA), sediado na Universidade Federal do Piauí (UFPI), realizará uma série de encontros com o tema “Juventudes e Outros Modos de Viver: rebeldias, resistências e autonomias”. O evento contará com uma rica programação com a presença de 14 palestrantes e a realização de mesas-redondas, grupos de trabalhos, debates, conferências e apresentações de atividades científicas e culturais que tem como objetivo promover um espaço de discussão e intercâmbios entre pesquisadores, graduandos, pós-graduandos, profissionais e interessados.
Na UFPI, participam das comissões docentes dos programas de Pós-Graduação em Educação; Sociologia; Política Pública e Ciência Política, além dos núcleos de pesquisas, como NUPEC; NEPEGECI; OBJUVE; ENGENDRE; NEGIF.
O IX JUBRA, nesta edição, apresenta como destaque o Jubra Conecta+, em Tendas temáticas, envolvendo professores da educação básica de Institutos Federais e de Escolas Estaduais. A Juventude e esses profissionais, ao final, farão a leitura da Carta das Juventudes, síntese elaborada no evento.
Haverá também o Rizoma Juvenil, com um conjunto de Exposições de Espaços e Instituições com diferentes atuações com/entre as Juventudes no Piauí/BR: 1. NUPEC; 2. OBJUVE; 3. Museu da Boa Esperança; 4. Casa do Hip Hop; 5. Matizes, 6. Rede um Grito pela Vida-CRB/Núcleo Teresina; e 7. OcupArthe, sob a curadoria da doutora Luciana Leite, Mestra Jaqueline Bezerra e de Ana Claudia Duarte de Almeida.
Além disso, será realizado o Jubrinha, que integra um conjunto de ações do Observatório do Brincar e do Núcleo de Estudos, Pesquisas e Extensão sobre Educação Infantil e da Criança, em parceria com os estudantes de licenciatura. O objetivo é acolher, na Brinquedoteca do CCE, as crianças que vieram acompanhando os inscritos no JUBRA.
Acesse a programação completa: https://www.jubra2023.com.br/.