Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > UFPI de Portas Abertas recebe estudantes de mais de 40 escolas; evento integra a 20ª SNCT no Piauí

Última atualização em Terça, 21 de Novembro de 2023, 11h49

WhatsApp_Image_2023-11-17_at_14.27.18_1.jpg

Nesta sexta-feira (17/11), a Universidade Federal do Piauí (UFPI) abriu suas portas para receber estudantes de 41 escolas, além de professores e a comunidade em geral, no evento “Portas Abertas” que faz parte da programação da 20° Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), um momento que visa aproximar a academia da sociedade, compartilhando conhecimento e estimulando o interesse pela ciência e tecnologia.

sem_título-31.jpg

O evento "Portas Abertas" ofereceu uma programação diversificada no Centro de Ciências da Natureza (CCN 1 e 2), Centro de Tecnologia (CT), Centro de Ciências Agrárias (CCA) e Centro de Ciências da Saúde (CCS) que incluiu exposições, experimentos práticos, visitas a laboratórios e projeções de projetos desenvolvidos por alunos da UFPI. O objetivo principal foi proporcionar um ambiente de aprendizado e interação, onde os visitantes pudessem conhecer de perto as atividades desenvolvidas na universidade e as inovações científicas e tecnológicas em andamento.

O Reitor da UFPI, Gildásio Guedes, acompanhou de perto o projeto e destacou a importância do evento que proporciona aos alunos do ensino fundamental e médio uma experiência dentro da Universidade. “É importante para os alunos que estão no ensino médio ou no ensino fundamental conhecerem suas futuras áreas de atuação. O evento proporcionou que eles tivessem um primeiro contato com os laboratórios, e o que nós temos de disponíveis em termos de ciência e tecnologia. Desta forma, a proposta da UFPI de Portas Abertas é oportunizar o acesso e a vivência para esses estudantes e futuros profissionais”, destacou.

WhatsApp_Image_2023-11-17_at_14.27.20_1.jpgReitor da UFPI, Gildásio Guedes, no laboratorio de Física

A Coordenadora do evento, Profa. Carla Rodarte, pontuou que é nesse espaço que a comunidade pode ter contato com a ciência. “Está sendo uma experiência maravilhosa, em que nós conseguimos unir a maior parte das unidades de ensino na mesma atividade. Os alunos estão falando que eles têm a oportunidade de andar aqui e conhecer um pouco de tudo, e isso é muito importante, pois mostra o valor do evento para que a população tenha conhecimento do que se faz na UFPI em termos de ciência e desenvolvimento de tecnologia”, frisou.

sem_título-21.jpgCoordenadora do evento, Profa. Carla Rodarte

O aluno do curso de Química e monitor do projeto, Igor da Silva, ressaltou que é uma experiência enriquecedora para os alunos como é dentro da Universidade. “É bem legal mostrar o cotidiano dentro da Universidade, principalmente na parte dos laboratórios. Na minha época, eu lembro que tinha muita curiosidade de saber como funcionava, e poder mostrar isso hoje é bem gratificante”, disse.
sem_título-34.jpgAluno do curso de Química e monitor do projeto, Igor da Silva

O professor de história, João Vitor Meireles, da escola Ceep Professor Balduino Barbosa De Deus,  ressaltou que levou os alunos para que pudessem ter uma contemplação de areas da UFPI. “Eles devem conhecer a UFPI, terem a noção que esse espaço também é deles e que o mais importante pra eles é está inserido dentro do espaço universitário, do conhecimento e de outros setores”.

sem_título-8.jpgProfessor de história, João Vitor Meireles

Aluna do primeiro ano do ensino médio da escola Ceep Professor Balduino Barbosa De Deus, Emily Amanda, destacou que adquiriu mais conhecimento durante a visita. “A experiência aqui foi muito interessante. Gostei muito de aprender sobre a questão do foguete, muito interessante os experimentos que vi. Eu gosto muito de história, principalmente na parte da arqueologia, e poder ver isso de perto é muito motivador”.
sem_título-33.jpg Aluna do primeiro ano do ensino médio, Emily Amanda

A coordenadora do projeto Espaço Interativo da Física e do Planetário da da UFPI, Flávia Viana, “É sempre uma experiência diferente quando recebemos alunos aqui na física. Hoje estamos contribuindo para a semana de ciência e tecnologia, abrindo pro público os experimentos interativos que desenvolvemos”, finalizou.

Além disso, os participantes esclareceram dúvidas, trocaram experiências com os alunos da UFPI e entenderam como a ciência e a tecnologia na pesquisa acadêmica contribui para o avanço do conhecimento..

O evento "Portas Abertas" na UFPI não apenas comemora a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, mas também reforça o compromisso da universidade em promover a divulgação do conhecimento e estimular a curiosidade científica.

Confira mais fotos.

sem_título-16.jpg