Bate-Papo Acadêmico 2023 promove encontro dos grupos PET da UFPI

Aconteceu no Auditório do Centro de Tecnologia (CT), a 9ª edição do Bate-Papo Acadêmico, evento anual organizado pelo PET - Pedagogia, coordenado pela tutora Hilda Mara e pelo tutor do PET - Engenharia Elétrica e Diretor do CT, Marcos Lira. O evento reúne os grupos PET em uma tentativa de interdisciplinarizar as ações, debates, discussões e ao mesmo tempo reunir os grupos em torno de temáticas transversais a todos os seus membros. O tema deste ano foi “Contribuições da Energia Verde Frente a Urgente Necessidade de Valorização da Sustentabilidade nos Dias Atuais”, e contou com a presença e participação dos grupos PET História, Engenharia Elétrica, Serviço Social e Integração.

 

A tutora do PET - Pedagogia, Hilda Mara, destacou que o evento sempre procura trazer temas atuais e relevantes para todos os grupos, assim cada um pode contribuir com visões diferentes sobre as questões envolvidas. “É o 9º ano que o Bate-Papo Acadêmico acontece e tem uma singularidade por ser um evento pensado, planejado e executado pelos petianos”, afirmou e reiterou que isso vem das bases do Programa de Educação Tutorial e que é uma forma de exercitar e ensinar a autonomia e o trabalho em equipe para os alunos participantes dos programas.  

 

“Nós do PET - Engenharia Elétrica neste ano contribuímos com o espaço físico para a realização do evento, além da indicação de um dos palestrantes que foi trabalhar a temática da energia renovável e da transição energética que é o carro chefe da edição 2023”, destacou o professor Marcos Lira, que coordenou o evento em conjunto com a professora Hilda Mara e comentou ainda que a participação do PET - Engenharia Elétrica tem crescido cada vez mais nos últimos três anos. 

 

A professora Cecília Maria de Carvalho, do curso de Nutrição e tutora do PET - Integração, único grupo PET composto por estudantes de vários cursos, marcou presença no evento com seu grupo e inferiu: “O tema da energia sustentável é atual e pertinente, além de o evento ser uma oportunidade de a gente se integrar, socializar e se atualizar, dando voz para os estudantes, relatando suas experiências e sua produção no ensino, na pesquisa e na extensão”. 

 

“O Bate-Papo acadêmico é um elemento muito importante nesse processo de construção do trabalho dos PETs, é um momento em que todos os PETs se reúnem para dialogar e ver o que normalmente nós estamos fazendo em torno das temáticas mais recentes no campo da ciência”, expõe o professor Johny de Araújo, tutor do PET - História, que esteve presente no evento a convite do PET - Pedagogia. 

 

Alguns petianos participaram do evento, apesar de seus tutores não conseguirem ir. É o caso da estudante do curso de Serviço Social, Sarah Calaça, que fez uma fala no início do evento, apresentando seu grupo PET. Além dos estudantes que são de grupos PET, alunos da comunidade acadêmica também compunham o quórum do evento. “Espero aprender muito aqui hoje, o pessoal do PET - Pedagogia passou nas salas chamando e eu fiquei muito interessada no tema”, conclui a estudante de Pedagogia, Laura Macedo.