Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > UFPI participa da cerimônia de abertura da XXIV SNNPqO e XX JAO-UFPI

UFPI participa da cerimônia de abertura da XXIV SNNPqO e XX JAO-UFPI

Última atualização em Sexta, 17 de Novembro de 2023, 09h13

A Universidade Federal do Piauí (UFPI) realizou na noite desta quarta-feira (15) a abertura do evento duplo da XXIV Reunião da Sociedade Nordeste-Norte de Pesquisa Odontológica (SNNPqO) e da 20ª Jornada Acadêmica de Odontologia da UFPI (JAO-UFPI). Este ano, os congressos são sediados no Hotel Blue Tree Tower,  bairro Ilhotas, zona leste de Teresina, entre os dias 15 e 17 de novembro de 2023.

WhatsApp_Image_2023-11-16_at_17.32.59_2.jpeg

Corpo docente da UFPI e de outras instituições participaram da abertura da XXIV SNNPqO e XX JAO-UFPI

Os eventos são realizações do Programa de Pós-Graduação em Odontologia (PPGO) da instituição, promovidos com objetivo de congregar pesquisadores de diferentes regiões do país em torno de discussões para o progresso científico da área. “A Universidade está sempre de portas abertas para todos os eventos que possam servir para a integração e expansão dos nossos conhecimentos. São momentos de compartilhar conhecimentos constituídos e absorver novos também. É uma das funções básicas de uma Universidade se fazer presente, especialmente aqui, para estar abraçando uma causa que representa a região Nordeste para o Brasil”, pondera o reitor da UFPI, professor Gildásio Guedes.

A SNNPqO busca reunir estudantes de odontologia, graduados, pesquisadores, mestres e doutores na área para promoções de discussões científicas que agregam conhecimento técnico e teórico, assim como discussão da realidade da profissão e temas de interesse dos profissionais. “É o primeiro evento que promovemos após o período de pandemia. Como é um direcionado à pesquisa, é de suma importância para quem é graduando, quem é formado, para professores, é o principal evento de odontologia que se tem no Brasil. Então a gente nem consegue mensurar o que é reunir todo mundo numa cidade do Piauí, para fazer um evento dessa magnitude”, pontua a professora Karla Rovaris da Silva, coordenadora do curso de Odontologia da UFPI.

A JAO-UFPI é é uma congregação de alunos e professores de odontologia realizada com objetivo de promover discussões que ampliem o alcance da academia odontológica para além da sala de aula, com objetivo de construir conhecimentos baseados na atualidade da área no país, contando com membros de corpos docentes e discentes de instituições de ensino de diferentes diferentes regiões e unidades federativas do país. Este ano a XX Jornada Acadêmica e a XXIV Reunião da Sociedade Nordeste-Norte de Pesquisa ocorrem segundo a temática “A Comunicação da Ciência para a Sociedade”.

Marcoeli Silva de Moura

Professora Marcoeli Silva de Moura, Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Odontologia da UFPI

Segundo a coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Odontologia da UFPI, professora Marcoeli Silva de Moura, o evento é um dos maiores congressos de odontologia do Brasil. Este ano, a organização do evento prevê uma presença média de 900 participantes inscritos nos três dias de evento. “Temos palestrantes de todo o Brasil durante o evento e apresentação de mais de 700 trabalhos inscritos, presenciais a maioria, mas também teremos apresentação de trabalhos remotos.Com representação de quase todos os estados da federação, com professores advindos também de outras instituições”, destaca.

O evento contou com os seguintes membros na mesa redonda: reitor da UFPI Gildásio Guedes Fernandes, vice-reitor da UFPI Viriato Campelo, diretor do Centro de Ciências da Saúde Arquimedes Cavalcante Cardoso, presidente da Sociedade Nordeste-Norte de Pesquisa Odontológica Patrícia Meira Bento, presidente da Sociedade Brasileira de Pesquisa Odontológica Valentin Adelino Ricardo Barão, coordenador de área da Odontologia na CAPES Manoel Damião de Sousa Neto, presidente docente da XXIV Reunião da Sociedade Nordeste-Norte de Pesquisa Odontológica Marcoeli Silva de Moura, presidente discente da 20ª Jornada Acadêmica de Odontologia da UFPI Regina Ferraz Mendes, coordenadora do Curso de Odontologia da UFPI Karla Rovaris da Silva, presidente do Conselho Regional de Odontologia Fausto Aureliano Meira Ferreira, coordenadora de Saúde Bucal da Secretaria de Saúde do Estado do Piauí Roberta Salvador, coordenadora de Saúde Bucal da Secretaria Municipal de Saúde de Teresina Kaline Brandão, presidente Discente da XXIV Reunião da Sociedade Nordeste-Norte de Pesquisa Odontológica Letícia Caminha Aguiar Lopes e presidente discente da 20ª Jornada Acadêmica de Odontologia da UFPI Tasya Freire Araújo.

Como autoridades na área da odontologia, se fizeram presentes no evento os seguintes membros: chefe do departamento de Odontologia Restauradora Glauber Campos Vale, chefe do departamento de Patologia e Clínica Odontológica Carmen Milena Rodrigues Siqueira Carvalho, coordenadora do curso de Odontologia da UESPI Brunna Verna  Castro Gondinho, coordenador do curso de Odontologia da UNINOVAFAPI Matheus Araujo Brito Santos Lopes, coordenadora do curso de Odontologia da UNIFACID Neusa Barros Dantas Neta, coordenadora do curso de Odontologia da UNINASSAU Carolina Pereira Tavares, coordenadora do curso de Odontologia da Faculdade Santo Agostinho Isabela Floriano Nunes Martins, coordenadora do curso de Odontologia da FAESF Dyna Mara Araujo Oliveira Ferreira, coordenador do curso de Odontologia da UNINASSAU de Parnaíba Julio Cesar Mendes Bezerra Filho e coordenador do curso de Odontologia da CHRISTUS Faculdade do Piauí Mauro Gustavo Amaral Brito.

Confira mais imagens do evento:

WhatsApp_Image_2023-11-16_at_17.32.59_1.jpeg

WhatsApp_Image_2023-11-16_at_17.33.00_copy.jpeg