Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > HU-UFPI inaugura novas instalações da Agência Transfusional e do Setor de Gestão da Qualidade

Última atualização em Quinta, 16 de Novembro de 2023, 18h23

O Hospital Universitário da Universidade Federal do Piauí (HU-UFPI) inaugurou na manhã desta quinta-feira(16/11) as novas instalações da Agência Transfusional e as duas unidades vinculadas ao Setor de Gestão da Qualidade: Gestão da Qualidade e Segurança do Paciente (UGQSP) e a de Vigilância em Saúde (UVS), ambas as obras são avaliadas em R$ 295 mil.

WhatsApp_Image_2023-11-16_at_14.49.16.jpeg

Solenidade ocorreu nesta manhã

Estiveram presentes na solenidade o reitor da UFPI, Gildásio Guedes Fernandes, o ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome e ex-governador do Estado do Piauí, Wellington Dias, a senadora Jussara Lima (PSD-PI), o vice-governador do Estado do Piauí, Themístocles Sampaio Pereira Filho, o deputado federal Francisco Costa (PT-PI) e o superintendente do HU-UFPI, Paulo Márcio Nunes.

Com entusiasmo, o Superintendente do HU-UFPI, Paulo Márcio, destacou que a solenidade de inauguração significava um grande começo de muitas conquistas para a população. “Vamos inaugurar dois novos serviços do hospital, o primeiro com a reforma e modernização do setor de vigilância sanitária que cuida dos registros de todas as doenças infecciosas do nosso hospital e cuida para que o hospital seja sempre sanitizado, esteja totalmente com o sistema de vigilância. Hoje também entregamos uma Agência Transfusional, no popular, chamado de banco de sangue do Hospital Universitário, todo modernizado e adaptado para cuidar dos pacientes do hospital.” Ele também enfatiza a importância de o HU ter conseguido dobrar o teto financeiro pela primeira vez em 10 anos, garantindo a ampliação de vários setores e serviços da instituição que se mantém como um dos principais hospitais públicos do Brasil.

WhatsApp_Image_2023-11-16_at_14.49.17_1.jpeg

Momento de solenidade marca a área da saúde na região

A reforma foi motivada pela necessidade de alteração do local da Agência Transfusional para melhoria da logística e pela urgência da ampliação dos leitos de estabilização no HU-UFPI. De acordo com o chefe da Unidade de Hematologia, Hemoterapia e Oncologia (UHHO) e coordenador do Comitê Transfusional do HU, Marcos Lobão, a nova Agência Transfusional “foi pensada e projetada para ser um serviço que atenda a todas as normas e regulamentações vigentes da Vigilância Sanitária e do Ministério da Saúde”, além de ficar mais próxima dos principais setores demandantes (como Centro Cirúrgico, Hemodinâmica e UTI) facilitando a logística.

A Agência Transfusional do HU-UFPI tem como principal função armazenar sangue e seus hemocomponentes, realizar exames imuno-hematológicos pré-transfusionais, liberar e transportar os produtos sanguíneos para as transfusões nos diversos setores do hospital (incluindo a realização de grandes cirurgias), entre outros serviços. A obra beneficiará a população assistida pelo HU, notadamente a que necessita de procedimentos cirúrgicos.

“Os serviços realizados na Agência Transfusional são delicados, necessitam de condições adequadas de climatização, limpeza e controle de fluxo. O bom funcionamento dela é de fundamental importância para o Hospital, além de garantir a segurança das transfusões para pacientes de internação e ambulatório, serve de apoio para a realização de grandes cirurgias”, destaca o chefe do Setor de Infraestrutura Física do HU, José Soares Júnior.

Já as reformas nas salas das Unidades de Gestão da Qualidade e Segurança do Paciente (UGQSP), bem como de Vigilância em Saúde (UVS), irão beneficiar estruturas que prestam apoio à melhoria contínua dos processos de trabalho e resultados dos serviços prestados no Hospital Universitário da UFPI.

Durante o cerimonial de inauguração das obras, o Senador Wellington Dias e o Deputado federal Francisco Costa foram homenageados com a Medalha de Honra ao Mérito Professor Benedito Borges da Silva, a mais alta honraria concedida pelo HU-UFPI a pessoas físicas e/ou jurídicas que prestaram serviços relevantes ao hospital.

Os homenageados foram apontados, durante a fala do superintendente do HU-UFPI, como importantes figuras que atuaram de forma decisiva para a assinatura, em junho deste ano, da portaria pelo Ministério da Saúde que aumentou o teto Mac (atendimento de média e alta complexidade) do HU-UFPI em 28 milhões, passando de R$ 40,6 milhões para 68,84 milhões anuais.

Com informações da Assessoria de Comunicação do Hospital Universitário.

Confira mais fotos da solenidade:

ORQUESTRA_SINFONICA_DE_TERESINA-6.jpg

ORQUESTRA_SINFONICA_DE_TERESINA-2_copy.jpg