Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Professor da UFPI é eleito presidente da Rede de Recursos Genéticos Vegetais do Nordeste (RGVNE)

Última atualização em Quinta, 16 de Novembro de 2023, 17h33

image_2_copy.png

Nova diretoria 2024/2025: Jardel Oliveira Santos (UFPI) - Presidente; Marleide Magalhães de Andrade Lima (Embrapa Algodão) - Vice-Presidente, e José Geraldo de Aquino Assis (UFBA) - Secretário

O professor Jardel Oliveira Santos, do Departamento de Biologia da Universidade Federal do Piauí (UFPI), foi eleito presidente da Rede de Recursos Genéticos Vegetais do Nordeste (RGVNE), durante VI simpósio da então entidade científica. O evento ocorreu entre os dias 7 e 10 de novembro no Centro Integrado de Pesquisa Miguel Arraes de Alencar (CIGMA), localizado nas instalações do Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA).

A escolha da presidência foi realizada em assembleia ordinária na oportunidade do IV Simpósio. A nova diretoria entrará em exercício durante o biênio 2024/2025.

Para o professor Jardel Santos, presidir a diretoria da rede traz uma grande responsabilidade, uma vez que é discutir pautas que têm relação direta sobre a importância do uso e da conservação dos Recursos Genéticos Vegetais do Nordeste alinhada às tendências e diretrizes globais (Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura - FAO, Agendas 2030 da ONU e do Governo Federal).

“Assim, durante o nosso biênio 2024/2025 iremos continuar apoiando eventos regionais para discussão e atualização de profissionais e estudantes com assuntos que impactam direta ou indiretamente a conservação da biodiversidade e dos recursos genéticos para alimentação e agricultura, e canalizaremos esforços na perspectiva de que o Piauí possa ser o anfitrião do VII Simpósio da rede em 2025, de modo que possamos apresentar para as demais regiões nossas riquezas regionais em um painel de discussão local que envolverá pesquisadores, estudantes, extensionistas e outras pessoas do Piauí e/ou dos demais estados que se interessam pela importância da conservação e uso da biodiversidade”, enfatizou o professor Jardel Santos.

image_3_copy_copy.png

Final do término da assembleia: pesquisadores e professores de diferentes instituições do Nordeste do Brasil

Sobre a RGVNE - Rede de Recursos Genéticos Vegetais do Nordeste, vinculada à Sociedade Brasileira de Recursos Genéticos (SBRG), foi criada com o objetivo de congregar pesquisadores, professores, técnicos, estudantes e sociedade em geral para o desenvolvimento de ações de pesquisa, ensino e valorização dos recursos genéticos vegetais da Região Nordeste.

Site da rede: https://www.rgvnordeste.org/

Instagram: @rgvnordeste