Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > UFPI vai oferecer transporte adaptado para alunos com deficiência dentro do Campus de Teresina

Última atualização em Segunda, 13 de Novembro de 2023, 17h50

UFPI_portico.jpg

A Universidade Federal do Piauí vai disponibilizar transporte adaptado gratuito a estudantes com deficiências e/ou transtornos dentro do Campus de Teresina. A ideia é ampliar a acessibilidade a alunos da Educação Especial, que terão mais autonomia e segurança nos deslocamentos internos no Campus. Uma van Sprinter adaptada com elevador para cadeirante estará à disposição para atender esse público. A expectativa é que o serviço comece a funcionar no primeiro semestre de 2024.

WhatsApp_Image_2023-11-13_at_17.10.46_1.jpeg

Pró-Reitor de Planejamento e Orçamento, Luís Carlos Sales

O Pró-Reitor de Planejamento e Orçamento, Luís Carlos Sales, explica que a oferta do serviço de transporte adaptado no Campus Ministro Petrônio Portella "constitui importante ação de assistência estudantil, ao acolher diferenças e necessidades dos alunos com deficiência, considerando que o Campus é muito extenso e a acessibilidade de todas as vias tem sido um desafio, sobretudo econômico, há várias gestões da UFPI".

Para estabelecer como vai funcionar o serviço, o Núcleo de Acessibilidade (NAU), da Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis e Comunitários (PRAEC), fará um levantamento das necessidades dos estudantes. Em breve, será aberto um formulário online a ser respondido por alunos público-alvo da Educação Especial que têm interesse em usar o serviço. Após o levantamento, serão apresentados os trajetos, horários do serviço e qual será o canal para acionar o transporte, como explica a coordenadora do NAU, Rafaela Santiago.

Rafaela_Santiago.jpg

Coordenadora do Núcleo de Acessibilidade da UFPI, Rafaela Santiago

“Será realizado um levantamento situacional do público-alvo da Educação Especial para fornecer um panorama das necessidades por centro e por turnos, para que possa ser implantado um serviço que contemple a real necessidade dos estudantes. A ideia é disponibilizar um formulário online o mais rápido possível e divulgar à comunidade acadêmica”, adianta Rafaela Santiago.

Na UFPI, o público-alvo da Educação Especial é composto por estudantes com os mais diversos tipos de deficiência, pessoas com transtorno do espectro autista e ainda por alunos com altas habilidades/superdotação. Segundo dados do NAU/PRAEC, só no Campus de Teresina, já foram identificados mais de 400 alunos nessas condições.

Desse universo de alunos, ainda segundo o NAU, 40% têm deficiência física; 27% apresentam deficiência visual; 12% são estudantes com deficiência auditiva; e os demais são pessoas com tipos diversos de deficiências e altas habilidades/superdotação. “O perfil desses alunos acolhidos pelo NAU aponta que grande parte deles precisa de suporte e acessibilidade para se locomover internamente no Campus de Teresina. Teremos um grande impacto no deslocamento e segurança desses estudantes com a implantação do serviço”, avalia a Coordenadora do NAU, Rafaela Santiago.

Veículo - Com capacidade para transportar até 11 passageiros, o veículo adaptado é do tipo Mercedes Benz Sprinter e será conduzido por motoristas da UFPI. O veículo fará transporte dos alunos em trajetos internos do Campus de Teresina, entre os Centros e a outros espaços como Restaurantes Universitários e Biblioteca Central, por exemplo. O carro será identificado e vai circular para atender exclusivamente solicitações previamente agendadas pelos estudantes, como explica o Coordenador de Serviços Operacionais da Prefeitura Universitária, Washington Luis Menezes.

“A partir do levantamento das necessidades dos alunos pela PRAEC, vamos estabelecer as escalas de funcionamento do serviço, com data e horários fixos de transporte, similar ao atendimento do ônibus da Universidade”, enfatiza o coordenador.