Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Vice-Reitor participa de instalação da Academia Piauiense de Letras em Pedro II
Início do conteúdo da página

Vice-Reitor participa de instalação da Academia Piauiense de Letras em Pedro II

Imprimir
Última atualização em Segunda, 13 de Novembro de 2023, 09h32

WhatsApp Image 2023 11 13 at 08.22.32 copy

O vice-reitor da Universidade Federal do Piauí, Viriato Campelo, marcou presença na sessão solene de instalação de sede da Academia Piauiense de Letras (APL) no município de Pedro II, a 210 quilômetros de Teresina. Parceira da Associação em eventos e ações, a Universidade se fez presente ao ato solene em apoio à aproximação da APL com polos de cultura do interior do Piauí. A solenidade ocorreu na noite da sexta-feira (10), no auditório do Memorial Tertuliano Brandão Filho, sob presidência do acadêmico Zózimo Tavares.

Realizada em conjunto com  a Academia Pedro-Segundense de Letras e Artes (APLA), o evento foi aberto com a exibição do documentário “Sonho que saiu do papel”, de autoria de Luciano Klaus e lançado em 2021, sobre a história da Academia Piauiense de Letras. Na oportunidade, a professora da UFPI e acadêmica Socorro Rios Magalhães ministrou palestra com o tema “Literatura Piauiense: Formação do Sistema Literário Estadual”.

O vice-reitor Viriato Campelo enfatizou a importância da participação da UFPI em eventos institucionais de promoção da Educação e da Cultura no estado. "A presença da Universidade demonstra seu papel na condução do desenvolvimento do estado do Piauí, produzindo conhecimento e recursos humanos cada vez mais qualificados”, explicou o Prof. Viriato Campelo, que é membro da APLA e também presidente da Academia de Letras do Vale do Longá.

Além do vice-reitor, que na oportunidade representava o Reitor Gildásio Guedes, e do presidente da APL, Zózimo Tavares, compuseram a mesa de honra da solenidade o presidente da Câmara Municipal de Pedro II, Carlos José de Oliveira Santos; o acadêmico e deputado estadual Wilson Brandão; a prefeita Elisabete Brandão; o presidente da APLA, Pedro Barros; e o presidente da Academia de Letras da Magistratura Piauiense, Luiz Gonzaga Brandão de Carvalho.

A solenidade marcou a primeira visita oficial da Instituição ao Norte do Piauí. Através do projeto “APL Itinerante”, a Academia já se instalou em 2023 nos municípios de São Raimundo Nonato, Oeiras, e Floriano.

Com informações do site da APL

Fim do conteúdo da página