Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > VII Encontro de Iniciação à Docência e IV Seminário da Residência Pedagógica integram o SIUFPI 2023

Última atualização em Sexta, 10 de Novembro de 2023, 15h36

WhatsApp_Image_2023-11-10_at_15.33.41.jpeg

Com o objetivo de tratar sobre a aproximação dos discentes com o cotidiano das salas de aula na educação básica e contribuir para o aperfeiçoamento da formação inicial de professores nos cursos de licenciatura, terão início a partir do dia 22 de novembro o VII Encontro de Iniciação à Docência (ENID) e o IV Seminário da Residência Pedagógica (SERP). Os eventos integram o V Seminários Integrados da Universidade Federal do Piauí (SIUFPI), que acontecerá no período de 20 a 24 de novembro.

Após a mesa de abertura no dia 22 de novembro, a primeira palestra a ser proferida no VII ENID e IV SERP será “Programas de Formação inicial de Professores: histórico, avanços e perspectivas”, a ser proferida pelo professor Nilson de Souza Cardoso da Universidade Estadual do Ceará (UECE).

Na manhã do 2º dia do evento, dia 23 de novembro, serão realizadas apresentações de trabalhos via Google Meet. Ao todo serão 10 Grupos de Trabalhos - GTs, com cerca de 200 trabalhos que serão apresentados. Essa modalidade de apresentação on-line começou a ser usada na pandemia da COVID-19 e é um recurso utilizado até hoje, pois “dado o contingente de pessoas que estão nos diferentes campi, é possível contemplar todos, de forma híbrida”, afirma Reijane Maria de Freitas Soares, Coordenadora Institucional do Programa de Iniciação à docência (PIBID).

Já na tarde de quinta-feira (23/11), serão realizadas cerca de 50 oficinas presenciais que vão abranger todos os subprojetos, tanto do PIBID quanto da Residência Pedagógica, cujo propósito é aproximar a  educação básica da educação superior, abordando diferentes licenciaturas, atividade lúdicas, diferentes dispositivos pedagógicos, entre outros. “Também é muito importante para a formação deles, porque nesse momento que eles estão adentrando esse espaço escolar, eles estão aprendendo a relacionar a teoria prática, os conhecimentos teóricos práticos, mas também eles estão tendo uma reflexão crítica da realidade da escola”, completa Reijane.

“A gente espera uma grande participação, tanto de alunos quanto de professores, tanto presencialmente como também virtualmente nas nossas páginas da UFPI”, conclui Francisco Cleiton da Rocha, Coordenador Institucional do Programa de Residência Pedagógica, sobre a expectativa para  o evento tão esperado e importante.

Confira a programação.

SIUFPI 2023 - Ao longo de uma semana, serão realizados onze eventos simultâneos, para promover discussões em todas as áreas do conhecimento científico, artístico e cultural. Nesta quinta edição do evento, o tema é “Sustentabilidade e inovação: o futuro já começou”. Acesse o site.