Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Ação preventiva ao Câncer de Próstata em alusão ao Novembro Azul acontece no setor de segurança da UFPI

Última atualização em Sexta, 10 de Novembro de 2023, 11h34

DSC_0225.jpgSeguranças da UFPI participando da ação Novembro Azul

Na manhã desta sexta-feira (10), aconteceu ação preventiva ao câncer de próstata em alusão ao Novembro Azul, no Setor de Segurança da Universidade Federal do Piauí. A ação foi promovida pela Superintendência de Recursos Humanos (SRH), com o objetivo de sensibilizar a população masculina para a realização dos exames preventivos e reduzir a taxa de mortalidade devido a esse tipo de câncer.

Em sua fala, a Assistente Social da Superintendência de Recursos Humanos da UFPI, Líbia Mafra, destacou que a SRH tem um calendário de atividades voltado para qualidade de vida do servidor e da servidora da Universidade. “Nessas datas alusivas, nós fazemos uma programação, uma campanha, um dia D de atividades, e hoje nós estamos fazendo aqui no setor de segurança, que tem o maior número de colaboradores do sexo masculino. É um trabalho que se volta para toda equipe de colaboradores”, complementou.

NOV_AZUL_.jpgAssistente Social da Superintendência de Recursos Humanos da UFPI, Líbia Mafra

O câncer de próstata é o tipo mais comum entre os homens, e também é a causa de morte de 28,6% da população masculina que desenvolve neoplasias malignas. A Universidade desenvolve todos os anos, em parceria com vários outros órgãos e com o Departamento de Enfermagem, campanhas voltadas para saúde do homem de um modo geral.

A professora do Curso de Enfermagem da Universidade Federal do Piauí, Francisca Tereza de Galiza, descreveu que o evento visa incentivar os servidores homens a buscarem os serviços de saúde para prevenção de doenças. “Já é o 3° ano que nós fazemos essas ‘blitze’ no setor de transporte, no setor administrativo e este ano a gente tá aqui, no setor de segurança da Universidade. Os alunos organizaram um material educativo e hoje vão estar transmitindo para os colaboradores esses ensinamentos, e além disso, verificar pressão arterial e glicemia capilar, uma forma também de estimular que não apenas a prevenção do câncer de próstata deve ser feito, e não somente em novembro, que é uma forma simbólica de retratar a necessidade desses cuidados“, finalizou.

NOV_AZUL_-3.jpgProfessora do Curso de Enfermagem da Universidade Federal do Piauí, Francisca Tereza de Galiza

A programação da ação contou com um café da manhã na abertura, logo após, houve um momento de descontração com um alongamento proporcionado pela participação de uma educadora física, e uma roda de conversa com a professora do Curso de Enfermagem, Francisca Tereza de Galiza e seus alunos, sobre as doenças relacionadas à saúde do homem e sobre a prevenção do câncer de próstata. Em seguida, os alunos aferiram a pressão arterial e glicemia capilar dos participantes da ação.

NOV_AZUL_-12.jpgAlongamento com os participantes da ação

Um dos estudantes do Curso de Enfermagem da UFPI e palestrante na ação, Gustavo Teixeira, contou que essa missão de falar sobre o Novembro Azul era de suma importância para explicar a causa e tirar dúvidas do público masculino quanto ao câncer de próstata. “Essa questão é, de certa forma, um tabu pra comunidade masculina, que acaba trazendo alguma resistência para essa população, então nossa lição aqui é aumentar a adesão dessa população e melhorar a saúde masculina”, disse.

NOV_AZUL_-5.jpgEstudantes do Curso de Enfermagem da UFPI e palestrante na ação, Gustavo Teixeira

Para o servidor do Setor de Segurança da Universidade Federal do Piauí, Martinho Vieira Gomes, a ação em alusão ao Novembro Azul, promovida pela Superintendência de Recursos Humanos da UFPI é muito precisa e bem aceita. “É de grande importância tratar desse assunto aqui na UFPI, no setor de segurança, até porque a gente tem muita notícia de problema de próstata entre conhecidos, e eu até conheço um pouco do assunto, mas é sempre importante a gente conhecer mais para poder divulgar, e também se cuidar”, expressou.

NOV_AZUL_-6.jpgServidor do Setor de Segurança da Universidade Federal do Piauí, Martinho Vieira Gomes

Confira mais fotos:

DSC_0234.jpg