Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Grupo “O Estado na Efetividade dos Direitos da Seguridade Social” realiza balanço de atividades realizadas em 2023

Última atualização em Sexta, 10 de Novembro de 2023, 10h52

Grupo de Pesquisa "O Estado na Efetividade dos Direitos da Seguridade Social" durante reunião

O Grupo de Pesquisa "O Estado na Efetividade dos Direitos da Seguridade Social" da Universidade Federal do Piauí (UFPI) encerrou no dia 26 de outubro suas atividades deste ano de 2023 com o recebimento dos trabalhos, artigos científicos dos membros do grupo, que oportunamente estarão em obra coletiva à disposição da comunidade acadêmica.

O grupo bastante diverso conta com a participação de alunos da graduação, pós-graduados, mestres, doutores e estando sob a liderança do professor Raul Lopes Neto - Coordenador Adjunto do Mestrado em Direito da Universidade Federal do Piauí - UFPI.

As atividades do grupo consistiram em encontros mensais a partir de reuniões presenciais e remotas com convidados de diversos Programas de Pós-graduação em Direito do Brasil.

Além dos pesquisadores nacionais, houve a realização do Evento Internacional I Diálogos Internacionais, que contou com os Convidados da Universidade de Salamanca: Prof. Sergi Corominas Bach e Walter Reifarth Muñoz, assim, ratificando o primeiro acordo de pesquisa científica firmado entre o Grupo o Estado e o Grupo IUDICIUM, vinculados respectivamente a UFPI e a Universidade de Salamanca - Espanha, nas pessoas de seus líderes Prof. Raul Lopes e Prof. Lorenzo Bujosa-Vadell.

Nas palavras do líder do Grupo, professor Raul Lopes, "os encontros deste ano serviram de aprendizado mútuo e mais ainda para fortalecimento do objetivo maior do grupo que é promover discussões jurídicas sobre os problemas atuais que envolvam diretamente os direitos da seguridade social". Destaca ainda que " tal realização não seria possível sem a participação ativa dos Professores pesquisadores Raimundo Neto, Rodrigo Lustosa, Alexandre Helvécio, Franck Bezerra e Gilmar Carvalho que são alunos e ex-alunos do programa de mestrado em Direito da UFPI".

O Grupo de Pesquisa agradece a todos os professores, alunos, convidados e secretaria do Programa de Pós-Graduação em Direito da UFPI, o Grupo de Pesquisa o Estado na Efetividade dos Direitos da Seguridade Social se despede deste produtivo ano acadêmico e já informa aos interessados que fiquem atentos que logo no início de 2024 haverá divulgação de edital para ingresso de novos pesquisadores e pesquisadoras.

Sigam o perfil do instagram @grupoestadoufpi para mais informações.