Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Curso de Direito da UFPI conquista nota máxima no ENADE 2022
Início do conteúdo da página

Curso de Direito da UFPI conquista nota máxima no ENADE 2022

Imprimir
Última atualização em Quinta, 09 de Novembro de 2023, 16h45

O Curso de Direito da Universidade Federal do Piauí (UFPI) conquistou mais uma vez nota 5 na avaliação do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE) de 2022. Esse feito é um reflexo do comprometimento constante da instituição em fornecer uma educação de qualidade, preparando seus estudantes para o mercado de trabalho. 

O Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (ENADE) é uma parte integral do Sinaes (Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior). Sua principal finalidade é avaliar a qualidade dos cursos de ensino superior, utilizando o desempenho dos estudantes como métrica. Desta forma, a avaliação aplicada pelo Ministério da Educação (MEC) objetiva avaliar como as universidades preparam os estudantes para o mercado de trabalho.

O reitor da Universidade Federal do Piauí, Gildásio Guedes, expressou seu reconhecimento ao desempenho positivo do curso em mais uma edição do ENADE e enfatizou o compromisso da Universidade em buscar melhorias constantes, mesmo diante de desafios. "Nós queremos parabenizar aos que fazem parte do curso de direito, que obteve a nota máxima. Parabenizamos também os outros cursos que tiveram nota quatro e vamos a partir de agora analisar o desempenho geral para adotarmos estratégias para os próximos ENADEs. Este é o papel da universidade", disse.

VISITA_OXFORD-7_copy.jpgReitor da Universidade Federal do Piauí, Gildásio Guedes

A Procuradora Institucional da UFPI, Edna Magalhães, afirmou que a Universidade vem se dedicando e criando uma cultura institucional de valorização do exame. “Criamos a marca ENADE: realizamos cursos e seminários preparatórios, apoiamos os coordenadores no trabalho de preparação dos alunos para o exame, além da ampliação da formação do corpo docente, a maioria de doutores, e a melhoria na infraestrutura da UFPI. Estamos comprometidos em continuar aprimorando o ensino e promovendo o sucesso dos nossos estudantes. Os demais cursos ficaram com conceito na faixa de 3 e 4, o que significa um bom desempenho. Mas, observamos que em relação a outras Universidades de excelência do nordeste, a UFPI, ficou melhor posicionada”, destacou.

DSC_0043.jpgProcuradora Institucional da UFPI, Edna Magalhães

A coordenadora do curso de Direito, Prof. Christianne Matos, compartilhou sua satisfação com mais um resultado positivo alcançado, por meio do compromisso mútuo dos docentes e estudantes em busca da excelência acadêmica. “Ficamos satisfeitos com este resultado coletivo. Os professores se dedicam às suas funções e nossos alunos têm demonstrado esforço e receptividade aos ensinamentos repassados. O desempenho exemplar do curso de Direito é um testemunho da dedicação dos professores e do empenho dos alunos, que continuam a contribuir significativamente para a excelência acadêmica da UFPI”, disse.

94ec623f-0aeb-473d-9af1-ba94e0eee2d0.jpgCoordenadora do curso de Direito, Christianne Matos

A aluna do curso de Direito, Juliana Rodrigues, pontuou ser um passo muito importante na história da instituição e do curso. “Uma amostra da dedicação dos alunos e do comprometimento do corpo docente com o ensino jurídico do Piauí”, declarou.

3fb8ac2a-2ea6-419f-9745-ec016e2c361e_copy.jpgAluna do curso de Direito, Juliana Rodrigues

Além do desempenho do curso do Curso de Direito, os cursos de Administração, do campus Senador Helvídio Nunes de Barros, em Picos, Comunicação Social/Jornalismo e Administração do campus de Teresina, também se destacaram conquistando a nota 4. O curso de Administração em Picos subiu a nota de 3 para 4, a graduação em Jornalismo manteve a nota e o curso de Administração em Teresina, alcançou 1° lugar no ENADE dentre as universidades e faculdades do Piauí. Essa conquista reflete o comprometimento e a excelência do programa, consolidando sua posição de destaque entre todas as instituições de ensino superior no Piauí.

O professor do curso de Administração do campus Teresina, Paulo Jordão Cerqueira, enfatizou que o primeiro lugar no recredenciamento vem de um esforço mútuo entre professores e alunos. “O curso focou na especialização do doutoramento de todos os seus professores. Na organização interna e na atualização dos conteúdos. Esse tem sido o nosso maior esforço e é por isso que conseguimos essa pontuação no ENADE”, disse.

O coordenador do curso de Administração, Douglas Moraes, destacou que o avanço na qualidade do curso de Administração de Picos expressa o esforço e dedicação da equipe de docentes, efetivos e substitutos e discentes, que historicamente, tem constituído o curso de Administração no campus. “Nós, professores do curso de Administração do Campus Senador Helvídio Nunes de Barros-CSHNB/UFPI, recebemos com muita alegria o resultado do ENADE. Devemos dar ênfase à participação das Universidades Públicas entre as Instituições de Ensino Superior com maior conceito no Piauí. Este resultado reafirma a importância das Instituições Públicas de Ensino Superior para a qualificação dos jovens do nosso estado, apesar de todos os desafios”, afirmou.

ed7da01f-f6e5-4dac-8ae7-8a4dc512b172_copy.jpgCoordenador do curso de Administração, Douglas Moraes

Sobre manter o conceito 4, o coordenador em exercício e professor do Departamento de Comunicação Social, Cantídio Filho, destaca que a nota do curso vem graças a uma somatória de forças entre corpo docente, discente e gestão administrativa. “Nós fizemos todo um trabalho de mobilização dos alunos e dos professores que ministraram seminários para os alunos de preparação. Graças ao aval da própria Universidade Federal do Piauí que deu todo o suporte de preparação para que a gente pudesse ter um desempenho satisfatório”, declarou.

ENEJOR-11.jpgCoordenador em exercício e professor do Departamento de Comunicação Social, Cantídio Filho

Em 2022, o Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (ENADE) realizou a avaliação de cursos vinculados ao ano III do ciclo avaliativo do exame, tal como, administração, jornalismo, ciências contábeis, direito, ciências econômicas, serviço social, administração pública.

Fim do conteúdo da página