Ciências na Praça iniciou a 20ª Semana Nacional de C&T no Piauí. Foto: FAPEPI
A 20ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) no Piauí, coordenada pela Professora Carla Verônica Rodarte de Moura, do Departamento de Química da UFPI, teve início hoje (8). A ação “Ciências na Praça”, realizada na Praça Rio Branco no Centro de Teresina, das 9h às 17h, abriu a programação do evento. Nesse sentido, a SNCT tem o objetivo de expor à comunidade de trabalhos científicos da Universidade Federal do Piauí e FIOCRUZ, em especial, que tratem sobre a temática do desenvolvimento sustentável.
Coordenadora do evento, professora Carla Rodarte. Foto: FAPEPI
“Essa primeira ação da Semana é uma feira onde alunos e professores da Universidade Federal do Piauí vieram mostrar os seus experimentos e a sua ciência, o que fazem de ciência dentro da Universidade para a população. Este evento é o espaço que a comunidade pode realmente ter esse contato com a ciência, então é de extrema importância”, conta a professora Carla Rodarte, ressaltando o valor do evento para que a população tenha conhecimento do que se faz na UFPI em termos de ciência e desenvolvimento de tecnologia.
“Organizar o evento foi muito interessante e empolgante pois tivemos que pensar além do que já temos feito dentro dos laboratórios, porque temos que popularizar a ciência, trazendo uma linguagem mais simplificada para a população e a feira está cheia de gente, as pessoas estão vindo bastante empolgadas pra receber todo o conhecimento que estamos querendo passar para eles”, comenta o Mestrando em Química, Jefferson Magalhães de Oliveira, que fez parte da organização da ação.
Atividades reuniram o público na Praça Rio Branco em Teresina. Foto: FAPEPI
O Tema da SNCT de 2023 é “Ciências Básicas para o Desenvolvimento Sustentável” e vem destacar a importância fundamental das disciplinas científicas em impulsionar o crescimento sustentável e a inovação.
O Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPQ), a Universidade Federal do Piauí (UFPI), a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Piauí (FAPEPI), a Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ), o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), a Universidade Federal do Delta do Parnaíba (UFDPAR), a Secretaria de Estado da Educação do Piauí (SEDUC), o Instituto Federal do Piauí (IFPI) e a Universidade Estadual do Piauí (UESPI) estão entre os apoiadores entusiastas deste evento de fomento à ciência e tecnologia no território piauiense.
Estudantes apreciam experimentos científicos. Foto: FAPEPI
“O evento está sendo muito gratificante por isso, porque conseguimos sair de dentro das quatro paredes do nosso laboratórios e popularizar a ciência para que todas as pessoas tenham acesso, de modo geral”, finaliza Jefferson Magalhães que convida toda a comunidade a participar do evento que terá continuidade por meio da atividade “UFPI de Portas Abertas”. A ação será realizada em vários laboratórios da UFPI e acontecerá no dia 17 de novembro, das 9h às 17h, a proposta é que os cursos do Campus Ministro Petrônio Portella abram suas portas para a divulgação científica à comunidade, com o objetivo de mostrarem seus espaços e apresentação dos conhecimentos produzidos.
Confira mais fotos:
Foto: FAPEPI
Foto: FAPEPI
Foto: FAPEPI
Foto: FAPEPI