Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Sessão na ALEPI celebra os 50 anos do Departamento de Matemática da UFPI

Sessão na ALEPI celebra os 50 anos do Departamento de Matemática da UFPI

Última atualização em Quinta, 09 de Novembro de 2023, 14h51

3d087919-6dd4-481f-89de-716ea547d0e7.jpgSessão solene em celebração aos 50 anos do Departamento de Matemática

Aconteceu na manhã desta quarta-feira (08) sessão solene em alusão aos 50 anos do Departamento de Matemática na Assembleia Legislativa do Piauí. O encontro contou com a presença do Reitor da Universidade Federal do Piauí (UFPI), Gildásio Guedes; do ex-deputado e professor aposentado de Matemática da UFPI, Nazareno Fonteles; do Chefe do Departamento de Matemática, Carlos Humberto Soares Júnior; do Coordenador do Curso de Matemática, Joel Conceição Rabelo.

Em sua fala, o Reitor Gildásio Guedes destacou o quanto o curso é importante na formação de recursos humanos para a sociedade. “Nós já formamos 1297 alunos, então, onde quer que esteja, a gente tem ou um aluno ou um professor do Departamento de Matemática servindo a comunidade, que passou pela nossa Universidade. Eu mesmo passei por lá, sou formado em Matemática, tenho uma licenciatura plena na área, e fui até Chefe do respectivo Departamento. Desta forma, vejo com imensa gratidão ter contribuído e feito parte dessa história”, enfatizou.

58975bb2-6789-4492-8b3c-330b5279f61f.jpg

Reitor da Universidade Federal do Piauí (UFPI), Gildásio Guedes

O Curso de Matemática da UFPI existe desde 1973. O Departamento de Matemática é ofertado em três modalidades: Bacharelado diurno, Licenciatura diurno e Licenciatura noturno. Ao longo do percurso, o Departamento passou por ganhos na estrutura física e a criação de dois mestrados, sendo um acadêmico e um profissional, e um doutorado acadêmico.

O ex-deputado e professor de Matemática aposentado da UFPI, Nazareno Fonteles, relatou acompanhar a história do curso desde o início: “É bom ver o Departamento, contemplar sua história, sua evolução na expansão, como na pós-graduação. Hoje tem mestrado, doutorado, cursos de extensão, e ver uma turma nova que foram alunos hoje sendo professores, com trabalhos às vezes internacionais. É muito importante ver tudo isso ", frisou.

8f4d9807-fb7e-468d-9b5a-eeb6f354a468.jpg

Ex-deputado e professor aposentado de Matemática da UFPI, Nazareno Fonteles

A celebração dos 50 anos do Departamento de Matemática tem importância e representatividade para a Universidade Federal do Piauí. Para os que compõem o corpo do Curso, a história é de muito êxito pelo trabalho desenvolvido no Departamento.

Para o Chefe do Departamento de Matemática, Carlos Humberto Soares Júnior, a celebração dos 50 anos do Departamento de Matemática é um momento muito representativo. “Representa a consolidação de um trabalho que foi feito por diferentes gerações e que teve início lá em 73, com os nossos pioneiros, o professor Geraldo Souza, a professora Geraldina França e o Padre Machado. Nesse momento histórico, eu sinto muito orgulho do pessoal que trabalha lá no Departamento de Matemática, que tem participado, dado ideias. Gostaríamos de dar continuidade a este trabalho que foi muito grande, feito nos primeiros 50 anos. A gente pensa em crescer em vários aspectos, em novas tecnologias, novas formas de ensino e de pesquisa ", declarou

Destacando o compromisso da Universidade com a sociedade, o Coordenador do Curso de Matemática, Joel Conceição Rabelo, vê essa celebração como uma forma de mostrar o quanto o Curso de Matemática é relevante. “Esses 50 anos mostrou para a gente, do Curso de Matemática, que temos um compromisso enorme com a sociedade, em devolver essa matéria-prima de qualidade para que continue rendendo frutos e formando novos profissionais”, disse.

b89f8eb2-dab1-4822-8664-91708c290cda.jpg

582c2a95-84bd-4264-8114-1ee45d58060e.jpg