Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > HU-UFPI atinge a marca de mil projetos de pesquisas desenvolvidos na instituição

Última atualização em Quarta, 08 de Novembro de 2023, 11h32

Entre as funções realizadas por um hospital universitário está a de estimular o desenvolvimento de projetos de pesquisa, visando à descoberta de novas soluções para o crescimento da saúde e educação públicas. E no Hospital Universitário do Piauí (HU-UFPI), filiado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), não poderia ser diferente. Prova disso é a recém alcançada marca de mil projetos desenvolvidos no espaço universitário hospitalar.

“Uma marca incrível, que só demonstra o quanto se produz em pesquisas no HU-UFPI. A pesquisa permite a investigação das doenças, um melhor entendimento de suas consequências e a busca por tratamentos inovadores, bem como prevenção mais eficiente”, disse o Chefe do Setor de Gestão da Pesquisa e da Inovação Tecnológica em Saúde, Ginivaldo Victor do Nascimento. O gestor ressaltou, ainda, que esse resultado é fruto de um trabalho desenvolvido ao longo de dez anos, mas com um impulsionamento nos últimos dois, período responsável por 38% de toda produção “A cada dois dias uma nova pesquisa nasce no HU”, completou.

Como parte do processo de incentivo à produção de projetos, conforme Ginivaldo, todo o ecossistema da pesquisa foi renovado, deixando de ser feito em papel e passando a ser 100% digitalizado. Além disso, o centro de pesquisa foi transferido para o coração do hospital, tornando-se acessível a todos os estudantes “A equipe de pesquisa foi ampliada e a tramitação tornou-se muito mais ágil. Não poderia deixar de mencionar a revista científica do HU-UFPI, que agora é indexada, o que incentiva ainda mais a produção acadêmica”, continuou Ginivaldo, destacando, também, a distribuição de bolsas para iniciação científica e iniciação tecnológica disponibilizadas pela Ebserh.

Os resultados dessa política podem ser vistos nas capacitações dos estudantes de diversas áreas para produção de pesquisas de qualidade, aprimorando o raciocínio e o rigor científicos, permitindo um olhar sempre com foco em aprimoramentos das práticas cotidianas, deixando-as “mais eficientes e capazes de tornar a experiência para quem necessita do hospital a mais harmoniosa e resolutiva possível”, elucidou Nascimento.

Os próximos passos, de acordo com Ginivaldo, são as consolidações das pesquisas científicas clínicas multicêntricas, que são aquelas feitas em parceria com importantes instituições nacionais e internacionais; a ampliação das pesquisas de pós-graduação; e, consequentemente, o aumento do número de publicações em revistas de elevado nível técnico.

Sobre a Ebserh

O HU-UFPI faz parte da Rede Ebserh desde 2013. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 41 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo em que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.

*Por Felipe Monteiro, com edição de Danielle Campos

*Com informações de Coordenadoria de Comunicação Social/Ebserh