Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Professor da UFPI é eleito membro da Diretoria Executiva da SBPMat

Professor da UFPI é eleito membro da Diretoria Executiva da SBPMat

Última atualização em Quarta, 08 de Novembro de 2023, 09h57

WhatsApp_Image_2023-11-08_at_08.01.50.jpeg

Professor Edson Cavalcanti da Silva Filho é eleito membro da SBPMat

O professor Edson Cavalcanti da Silva Filho, do Departamento de Química e vinculado aos Programas de Pós-Graduação em Ciência e Engenharia dos Materiais e na Química da Universidade Federal do Piauí (UFPI), foi eleito membro da Diretoria Executiva como um dos Diretores Científicos da Sociedade Brasileira de Pesquisa em Materiais (SBPMat). É a primeira vez que um pesquisador do estado conquista tal posição dentro da entidade científica. O resultado da votação foi divulgado no dia 2 de novembro, e o mandato é para o período de 2024-2025.

Para o professor Edson Cavalcanti, assumir cadeira na Diretoria Executiva é de respaldo não só pessoal, mas também por representar o trabalho de pesquisadores do PPG em Ciência e Engenharia dos Materiais da UFPI. “Dar visibilidade ao trabalho do nosso estado e Universidade aumenta o nosso compromisso e responsabilidade dentro da Sociedade Brasileira de Pesquisa em Materiais. Aproveito também para destacar que estou como Coordenador Adjunto da área de Materiais da CAPES, outra posição que também traz orgulho para a nossa Instituição. Nesse sentido, queremos continuar representando bem, seguir com o fortalecimento da pós-graduação no Piauí, e contribuir com políticas que viabilizem a pesquisa científica nacionalmente”, enfatizou.

A Sociedade Brasileira de Pesquisa em Materiais foi criada em assembleia geral de constituição no dia 26 de junho de 2001, culminando um processo de gênese de três anos de duração, que foi conduzido pelo professor Guillermo Solórzano (PUC-Rio) junto a um grupo de físicos, engenheiros e químicos de diversas instituições brasileiras.

A SBPMat reúne pesquisadores de diversas áreas como Física, Química, Matemática, Biologia, Ciências da Saúde, Ciências Agrárias e Engenharias, com estudos voltados a aplicações tecnológicas de materiais. O evento anual da SBPMat, o Brazilian Materials Research Society (B-MRS), agrega em torno de 1.500 participantes de todo o Brasil e de outros países.

Mais informações sobre a eleição, acesse o site.

WhatsApp_Image_2023-11-08_at_08.01.50_1.jpeg