Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > PPGHB/UFPI realiza I Encontro Nacional sobre os povos ciganos do Piauí

PPGHB/UFPI realiza I Encontro Nacional sobre os povos ciganos do Piauí

Última atualização em Quarta, 08 de Novembro de 2023, 08h44

POVOS_INDIGENAS-17.jpg

Solenidade de abertura no Auditório Salomé Cabral (CCE/UFPI)

Ocorreu na manhã de hoje (7) no auditório Maria Salomé Cabral, o I Encontro Nacional sobre os Povos Ciganos do Piauí, coordenado pelo Programa de Pós-Graduação em História do Brasil da Universidades Federal do Piauí (PPGHB/UFPI). O evento, que acontece nos dias 7 e 8 de novembro, possui como principal objetivo o engrandecimento de clarezas no campo da História, Sociologia, Antropologia, Ciência Política, Políticas Públicas e áreas afins, através da investigação de um campo proveitoso para debates e discussões que associam a história e políticas públicas às identidades étnicas dos povos ciganos no contexto do Brasil Contemporâneo, necessitado de mudanças e transformações. A solenidade de abertura contou com a presença do Reitor Gildásio Guedes.

POVOS_INDIGENAS-15.jpg

Reitor da UFPI, Gildásio Guedes

Durante a oportunidade, o Reitor Gildásio Guedes, enalteceu a importância do encontro para ampliação do palco da Universidade quanto a abertura a culturas piauienses. “É uma demonstração de que a instituição tem sido um ambiente aberto, um ambiente que incentiva a participação de todas as comunidades brasileiras em suas atividades e que também a gestão participa, apoia, de forma que aqui é o espaço da ciência, dos costumes, dos valores históricos e da aceitação de todos como todos são”, afirma.

POVOS_INDIGENAS.jpg

Coordenador dos Programas Stricto Sensu da PRPG, Francisco de Assis de Sousa Nascimento

O Prof. Francisco de Assis de Sousa Nascimento, coordenador dos Programas Stricto Sensu da Pró-Reitoria de Ensino de Pós-graduação da UFPI, comenta o objetivo e a relevância do evento. “O objetivo é promover políticas públicas para reverter as problemáticas educacionais, assistenciais de saúde, emprego, promoção de renda e afins, enfrentados pelas comunidades ciganas no estado, que identificamos em cidades como Piripiri, José de Freitas, Cocal e Teresina. Nos deparamos com esses problemas enfrentados e em função disso é que o evento foi promovido, contando inclusive com a presença de autoridades do Ministério da Igualdade Racial, em que há uma coordenadoria de povos ciganos, para conhecimento da realidade das populações ciganas que residem no estado e afloramento de políticas públicas por meio de editais, chamadas públicas e outras ações concretas que revertam essa situação que infelizmente nos deparamos em nossa sociedade”, frisa.

Por último, ele destaca que as populações ciganas possuem uma importante contribuição cultural, a partir da dança, festas, crenças, práticas, musicalidade e dramaturgia, de modo que o conhecimento dessas experiências contribuem para ampliar a cultura do Brasil de modo geral.

POVOS_INDIGENAS-3.jpg

Representante dos povos ciganos de Piripiri, Francisco das Chagas de Jesus Silva

Para o representante dos povos ciganos de Piripiri, Francisco das Chagas de Jesus Silva, o momento é de valorização da sua cultura e quebra de preconceitos. “É um prazer estar comparecendo aqui na Universidade, mostrando um pouco da nossa cultura cigana, para que possam conhecer e romper com discriminações que sofremos. É uma cultura rica e buscamos pela valorização, aceitação e liberdade de nos expressarmos”, comenta.

POVOS_INDIGENAS-2.jpg

Mestrando do PPGHB, Lenilson Rocha Portela

Mestrando do PPGHB, Lenilson Rocha Portela, fala sobre a experiência de estar em um evento assim e o quão necessário é para a sociedade piauiense. “É uma experiência bastante positiva, tendo em vista que é o primeiro encontro dos povos ciganos do Piauí, um local que historicamente é habitado por esses povos, mas apesar dessa presença nunca houve um reconhecimento por parte do estado e de outras instituições. Então, reunir representantes no ambiente universitário juntamente com as populações ciganas, evidencia que o Piauí passa a conhecer e a saber onde essas pessoas residem, para que a partir daí as lideranças políticas e administrativas pensem em ações efetivas para essas comunidades”, aponta.

O I Encontro Nacional sobe Povos Ciganos do Piauí conta com a participação de conferencistas, mediadores, palestrantes, coordenadores de simpósios temáticos e uma programação diversificada através de palestras, mesas de discussão, lançamento de livro e atividades culturais.

Vale mencionar ainda a presença de Edilma do Nascimento Souza - Coordenadora Geral de Políticas para Ciganos na Diretoria de Políticas para Quilombolas e Ciganos da Secretaria de Políticas para Quilombolas, Povos e Comunidades Tradicionais de Matriz Africana, Povos de Terreiros e Ciganos do Ministério da Igualdade Racial; e Walisson Braga- Assessor de comunicação da Secretaria de Políticas para Quilombolas, Povos e Comunidades Tradicionais de Matriz Africana, Povos de Terreiros e Ciganos do Ministério da Igualdade Racial

Mais informações, acesse o instagram do evento aqui.

POVOS_INDIGENAS-18.jpg