Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > UFPI realiza cerimônia de acolhida aos 250 novos médicos do Programa Mais Médicos
Início do conteúdo da página

UFPI realiza cerimônia de acolhida aos 250 novos médicos do Programa Mais Médicos

Imprimir
Última atualização em Segunda, 06 de Novembro de 2023, 15h53

DSC_0084_2.jpg

Evento aconteceu no Cine Teatro da UFPI

Nesta segunda-feira (6/11), a Universidade Federal do Piauí recebeu 250 novos médicos que foram selecionados para o programa Mais Médicos. O evento, organizado pela UFPI, foi presidido pelo Vice-Reitor e Tutor do Programa Mais Médicos no Piauí, Viriato Campelo. 

DSC_0053.jpg

Mesa de honra

A composição da mesa de honra contou com a participação do Vice-Reitor da UFPI, Viriato Campelo; a Superintendente de Atenção Primária à Saúde e Municípios, Leila Maria da Silva Santos, representando o secretário de estado da saúde do PI, Antonio Luis Soares Santos; a Superintendente Estadual do Ministério da Saúde - SEMS, Antônia Maria de Sousa Leal; a Presidente do Conselho de Secretários Municipais de Saúde no Piauí, Leopoldina Cipriano Feitosa; A Coordenadora do Curso de Medicina da UFPI no campus Campus Senador Helvídio Nunes de Barros e Supervisora do Programa Mais Médicos, Patrícia Maria Santos Batista; o Professor do Curso de Medicina da Universidade Federal do Delta do Parnaíba - UFDPar, Mauro Mendes Pinheiro Machado; e a Professora da Universidade Estadual do Piauí, Mirian Parente Palha Dias.

DSC_0067_copy_copy_copy_copy_copy_copy.jpg

Vice-Reitor da UFPI, Viriato Campelo

O  Vice-Reitor da UFPI, Viriato Campelo, descreveu que o programa tem a participação das universidades como instituições responsáveis pelas supervisões acadêmicas, ou seja, saber como os médicos aprendem e aplicam seus conhecimentos na sociedade. “O objetivo desse acolhimento é apresentar aos médicos o que eles precisam conhecer sobre o programa para saber como eles irão trabalhar. Mas de antemão, eles lidam com os gestores, os representantes da Atenção Primária à Saúde e tantas outras pessoas que congregam o Ministério da Saúde, Ministério de Educação, Universidade, Secretaria Municipal de Saúde, Secretaria Estadual e o superintendente da atenção primária ", declarou.

O Programa Mais Médicos do Brasil é um programa que existe desde 2013. Sua proposta é possibilitar que os médicos possam trabalhar nos municípios com uma espécie de fixação a nível local, para que ele possa contribuir na atenção primária, melhorando assim os indicadores de saúde.

DSC_0041.jpg

Ao centro da foto, a Presidente do Conselho de Secretários Municipais de Saúde no Piauí, Leopoldina Cipriano Feitosa

A Presidente do Conselho de Secretários Municipais de Saúde no Piauí, Leopoldina Cipriano Feitosa, conta que o programa Mais Médico veio para assegurar aos municípios do país que tinham dificuldade de fixação do profissional médico a garantia de um profissional ficar pelo menos dois anos no município. “A gente não abre mão do programa Mais Médico, quando é feita a adesão ao programa, ela é feita para garantir ao município que tem mais dificuldade de fixar profissionais essa segurança de médicos para atenção primária, e é por isso que os gestores estão aqui empenhados,” complementou.

Durante o evento, houveram 3 palestras presididas, respectivamente, por Cassandra Costa; Roseane Santana e a Coordenadora do Curso de Medicina da UFPI no campus Campus Senador Helvídio Nunes de Barros e Supervisora do Programa Mais Médicos no Piauí, Patrícia Maria Santos Batista juntamente com o Vice-Reitor da UFPI e Tutor do Programa Mais Médicos no Piauí, Viriato Campelo.

DSC_0101.jpg

Médica egressa da UFPI fala do entusiasmo de participar do programa Mais Médicos

A médica participante do programa, recém-formada no curso de Medicina da UFPI no campus Campus Senador Helvídio Nunes de Barros, Rayssa Lorena Ferraz, expressou felicidade ao entrar no programa que já era um desejo pessoal e deposita expectativas na oportunidade de fazer parte desse vínculo com o Governo Federal. “São muitas expectativas, mas o programa desde o início já superou e muito aquilo que eu imaginava e traz pra mim, como recém formada, uma estabilidade bem diversificada e tem sido uma experiência maravilhosa” descreveu.

Fim do conteúdo da página