Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > UFPI realiza cerimônia de acolhida aos 250 novos médicos do Programa Mais Médicos

Última atualização em Segunda, 06 de Novembro de 2023, 15h53

DSC_0084_2.jpg

Evento aconteceu no Cine Teatro da UFPI

Nesta segunda-feira (6/11), a Universidade Federal do Piauí recebeu 250 novos médicos que foram selecionados para o programa Mais Médicos. O evento, organizado pela UFPI, foi presidido pelo Vice-Reitor e Tutor do Programa Mais Médicos no Piauí, Viriato Campelo.

DSC_0053.jpg

Mesa de honra

A composição da mesa de honra contou com a participação do Vice-Reitor da UFPI, Viriato Campelo; a Superintendente de Atenção Primária à Saúde e Municípios, Leila Maria da Silva Santos, representando o secretário de estado da saúde do PI, Antonio Luis Soares Santos; a Superintendente Estadual do Ministério da Saúde - SEMS, Antônia Maria de Sousa Leal; a Presidente do Conselho de Secretários Municipais de Saúde no Piauí, Leopoldina Cipriano Feitosa; A Coordenadora do Curso de Medicina da UFPI no campus Campus Senador Helvídio Nunes de Barros e Supervisora do Programa Mais Médicos, Patrícia Maria Santos Batista; o Professor do Curso de Medicina da Universidade Federal do Delta do Parnaíba - UFDPar, Mauro Mendes Pinheiro Machado; e a Professora da Universidade Estadual do Piauí, Mirian Parente Palha Dias.

DSC_0067_copy_copy_copy_copy_copy_copy.jpg

Vice-Reitor da UFPI, Viriato Campelo

O  Vice-Reitor da UFPI, Viriato Campelo, descreveu que o programa tem a participação das universidades como instituições responsáveis pelas supervisões acadêmicas, ou seja, saber como os médicos aprendem e aplicam seus conhecimentos na sociedade. “O objetivo desse acolhimento é apresentar aos médicos o que eles precisam conhecer sobre o programa para saber como eles irão trabalhar. Mas de antemão, eles lidam com os gestores, os representantes da Atenção Primária à Saúde e tantas outras pessoas que congregam o Ministério da Saúde, Ministério de Educação, Universidade, Secretaria Municipal de Saúde, Secretaria Estadual e o superintendente da atenção primária ", declarou.

O Programa Mais Médicos do Brasil é um programa que existe desde 2013. Sua proposta é possibilitar que os médicos possam trabalhar nos municípios com uma espécie de fixação a nível local, para que ele possa contribuir na atenção primária, melhorando assim os indicadores de saúde.

DSC_0041.jpg

Ao centro da foto, a Presidente do Conselho de Secretários Municipais de Saúde no Piauí, Leopoldina Cipriano Feitosa

A Presidente do Conselho de Secretários Municipais de Saúde no Piauí, Leopoldina Cipriano Feitosa, conta que o programa Mais Médico veio para assegurar aos municípios do país que tinham dificuldade de fixação do profissional médico a garantia de um profissional ficar pelo menos dois anos no município. “A gente não abre mão do programa Mais Médico, quando é feita a adesão ao programa, ela é feita para garantir ao município que tem mais dificuldade de fixar profissionais essa segurança de médicos para atenção primária, e é por isso que os gestores estão aqui empenhados,” complementou.

Durante o evento, houveram 3 palestras presididas, respectivamente, por Cassandra Costa; Roseane Santana e a Coordenadora do Curso de Medicina da UFPI no campus Campus Senador Helvídio Nunes de Barros e Supervisora do Programa Mais Médicos no Piauí, Patrícia Maria Santos Batista juntamente com o Vice-Reitor da UFPI e Tutor do Programa Mais Médicos no Piauí, Viriato Campelo.

DSC_0101.jpg

Médica egressa da UFPI fala do entusiasmo de participar do programa Mais Médicos

A médica participante do programa, recém-formada no curso de Medicina da UFPI no campus Campus Senador Helvídio Nunes de Barros, Rayssa Lorena Ferraz, expressou felicidade ao entrar no programa que já era um desejo pessoal e deposita expectativas na oportunidade de fazer parte desse vínculo com o Governo Federal. “São muitas expectativas, mas o programa desde o início já superou e muito aquilo que eu imaginava e traz pra mim, como recém formada, uma estabilidade bem diversificada e tem sido uma experiência maravilhosa” descreveu.