Solenidade entrega reforma do laboratório de Forragicultura
As atividades de ensino, pesquisa e extensão do Centro de Ciências Agrárias (CCA) serão realizadas em espaços mais amplos e adequados. O reitor Gildásio Guedes esteve no CCA na tarde dessa quarta-feira (1) para a inauguração do prédio da pós-graduação, do Biotério de Cunicultura e entrega da reforma e ampliação dos laboratórios de Forragicultura e de Genética.
Reitor Gildásio Guedes e Diretor Williams Costa Neves durante inaugurações no Centro de Ciências Agrárias (CCA)
Em sua fala, o reitor destacou a relevância do CCA pela excelência na pesquisa e no ensino de graduação e pós-graduação. “Aqui temos um grupo seleto de professores e de alunos dedicados, que passam o dia no campo e nos laboratórios. Queremos sair dos laboratórios hoje inaugurados para a comunidade, levar o conhecimento para a indústria, o comércio, o campo, onde quer que se precise de conhecimento novo, nós queremos que a Universidade esteja presente”, frisou.
O Diretor do CCA, Willams Costa Neves, ressaltou que a gestão fez um grande investimento no CCA. “Esses laboratórios e núcleos estão nas mãos de professores extremamente comprometidos e competentes, então, em breve, o CCA será uma das unidades com a maior produção científica, isso quem ganha é a UFPI, o CCA e a educação de uma maneira geral”, salientou.
Representando os programas de pós-graduação do CCA, o coordenador do PPG em Zootecnia Tropical, Natanael Pereira Santos, agradeceu o reitor pela presença e falou da satisfação pela inauguração. “O corpo docente dos três programas são profissionais qualificados, que desenvolvem pesquisas premiadas, são engajados e formam recursos humanos de qualidade. Sinto-me feliz em ver um prédio novo e estruturado para receber novos alunos e devolver à sociedade produtos desenvolvidos aqui”, destacou.
Chefe do Departamento de Zootecnia, professora Vânia Rodrigues Vasconcelos
Para a professora Vânia Rodrigues Vasconcelos, chefe do Departamento de Zootecnia, o CCA está de parabéns por agora contar com o prédio para atender aos programas de pós-graduação do CCA. “Temos vários professores com grandes linhas de pesquisa, voltadas para os cursos de Engenharia Agronômica, Medicina Veterinária e Zootecnia. O número de professores vinculados aos programas de pós-graduação é muito grande e tem muita competência”, disse.
Também participaram das inaugurações, o pró-reitor de Planejamento e Orçamento, Luís Carlos Sales; pró-reitor de Pesquisa e Inovação, Luiz Santos Júnior; pró-reitora de Assuntos Estudantis e Comunitários, Mônica Arrivabene; pró-reitora de Administração, Evangelina da Silva Sousa; superintendente de Recursos Humanos, Flávia Lorenne Barbosa; Diretor do Colégio Técnico de Teresina, Francisco Mousinho; vice-diretora do CCA, Artenisa Cerqueira Rodrigues; além de chefes de departamentos, coordenadores de graduação e pós-graduação, docentes, discentes e técnico-administrativos do CCA.
Inaugurações
Inauguração do prédio da pós-graduação
O prédio da pós-graduação foi construído com estrutura acessível, tem dois auditórios, seis salas de aula amplas e confortáveis, com projetores de imagem e quadros modernos, uma sala de orientação para cada programa, salas para professores visitantes, sala para o núcleo, que é responsável pelos três programas, sala onde será o laboratório de informática, além de copa, almoxarifado e quatro banheiros.
Administração em visita ao Biotério de Cunicultura
O Biotério de Cunicultura tem salas para eutanásia, quarentena e para técnico-administrativo, estrutura de galpão com as gaiolas, cama de areia e baias de reprodução. Está com 30 fêmeas e 3 machos da raça Nova Zelândia, para atender pesquisas que visem trabalhar e melhorar a carne de coelho.
O Laboratório de Genética foi reformado e ampliado, com adequações na estrutura física e ampliação do laboratório de informática para acomodar melhor a estrutura, os equipamentos e proporcionar mais espaço para as atividades de ensino, extensão e genética animal. No Laboratório são desenvolvidas pesquisas com estrutura populacional, estudo do DNA para determinar a estrutura genética das populações, a frequência de genes de interesse e fazer a predição de valor genético, além do básico de DNA, como teste de paternidade e identificação de relação de parentesco.
No Laboratório de Forragicultura foi feita reforma e estruturação para os estudos de avaliação dos microrganismos na alimentação animal.
Confira mais fotos: