Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Professor da UFPI assume presidência da Associação Brasileira de Química (ABQ)
Início do conteúdo da página

Professor da UFPI assume presidência da Associação Brasileira de Química (ABQ)

Imprimir
Última atualização em Quarta, 01 de Novembro de 2023, 11h25

WhatsApp_Image_2023-11-01_at_11.19.02.jpeg

Professor Jean Carlos Antunes Catapreta assume presidência da ABQ

Na terça-feira (31/10), em Natal (RN), tomou posse como presidente da Associação Brasileira de Química – ABQ o professor da Universidade Federal do Piauí (UFPI), Jean Carlos Antunes Catapreta. Ele será o presidente da entidade científica pelos próximos 2 anos, até novembro de 2025. 

A Associação Brasileira de Química é a associação científica mais antiga no Brasil em atividade, com 101 anos desde a sua fundação em 1922. Promove e apoia, junto à sociedade em geral, discussões e ações estratégicas para a difusão da Química e áreas afins, nos campos da ciência, da educação, da tecnologia e da inovação, por meio de visão sistêmica e integrada ao meio ambiente e ao desenvolvimento sustentável, visando à melhoria da qualidade de vida, destacando-se no cenário científico e tecnológico, fundamentada na ética e na excelência de suas práticas. 

A posse aconteceu em um auditório lotado em meio às atividades do 62º Congresso Brasileiro de Química, que ocorre entre 31/10 e 03/11 em Natal, Rio Grande do Norte. Durante o evento são realizadas palestras, conferências, cursos, exposições e outras atividades inerentes à ciência Química. 

Também participam junto com a ABQ no congresso outras entidades, como o sistema CFQ/CRQ e empresas relacionadas à ciência Química. 

É a primeira vez que um professor da UFPI assume tal cargo na ABQ, levando o nome da Universidade a ser reconhecido entre os seus pares na associação. Segundo o prof. Jean Catapreta é uma honra poder levar junto com ele o nome da Universidade Federal do Piauí a todos os lugares do Brasil, sendo reconhecida como uma Instituição de excelência. 

Fim do conteúdo da página