Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Rádio FM Universitária inaugura mural comemorativo aos 100 anos de Rádio no Brasil

Última atualização em Segunda, 06 de Novembro de 2023, 16h16

FM_INAUGURA_PINTURAS-23.jpg

Inauguração de Mural da Rádio FM Universitária

Na terça-feira (31), a Rádio FM Universitária realizou a inauguração do mural que faz parte do projeto multidisciplinar “Grafite nas ondas da Rádio” em alusão ao centenário de rádio no Brasil, celebrado em 2022. A iniciativa é resultado de parceria entre a Superintendência de Comunicação Social/Rádio Universitária da Universidade Federal do Piauí (SCS/UFPI), Centro de Educação Aberta e a Distância (CEAD) e Curso de Artes Visuais do Centro de Ciências da Educação (CCE).

Localizado nas laterais da Rádio FM Universitária, o trabalho reuniu 5 alunos do curso de Licenciatura em Artes Visuais. O nome do projeto foi grafitado com inspiração nos estilos tipográficos que remetem aos anos '70, época que o rádio era o meio de comunicação mais presente na comunidade brasileira, e na música inspirado por movimentos culturais como o Tropicalismo, Soul, Funk e Disco.

De acordo com o estudante Artur Miranda, o projeto buscou referências dentro da cultura regional do estado do Piauí. “Cada artista teve liberdade poética para criar e pintar seus trabalhos dentro das duas temáticas e buscando também integrar as pessoas da comunidade acadêmica através dos personagens, que representam músicos que passaram pela universidade, ouvintes de todos os tipos de gostos musicais, comunicadores e a diversidade de pessoas presente no dia a dia do campus”, ressaltou.

FM_INAUGURA_PINTURAS-20.jpg

Reitor da UFPI, Gildásio Guedes

Segundo o Reitor Gildásio Guedes, “a Universidade Federal do Piauí é um espaço bem diversificado e, como tal, a Administração Superior sente-se inserida quando apoia pequenas organizações que possam traduzir a nossa cultura e a nossa forma de viver”. “Nós estamos trabalhando nesse sentido, a opção pelo ser humano, e o ser humano são as suas demonstrações externas, vindo de dentro da alma”, conclui.

FM_INAUGURA_PINTURAS-21.jpg

Projeto celebra os 100 anos de Rádio no Brasil

FM_INAUGURA_PINTURAS-6.jpg

Da direita para a esquerda: Diretora do CEAD, Lívia Nery; e a Diretora do CCE/UFPI, Eliana Alencar

Presente na ocasião, a professora Lívia Nery, Diretora do Centro de Educação Aberta e a Distância, fala que recebeu a proposta de integrar o projeto, uma vez que o CEAD oferta a especialização Ensino de Artes nos Anos Finais do Ensino Fundamental. “É uma intervenção artística na área urbana, então queremos transformar o espaço público e assim embelezá-lo. Desta forma, nós iremos expandir e aprimorar o projeto para outros setores ou unidades acadêmicas da nossa Universidade, como por exemplo o Campus Senador Helvídio Nunes de Barros, em Picos”, explica.

FM_INAUGURA_PINTURAS.jpg

Diretor da Rádio Universitária, Sílvio Barbosa

Para Sílvio Henrique Barbosa, professor do departamento de Jornalismo (UFPI) e Diretor da Rádio Universitária, esta inauguração é muito importante porque revitaliza o nosso espaço de trabalho e aprendizado dos alunos. “As pessoas que passarão a vir agora não só para trabalhar, mas também desempenhar suas funções de estágio ou ainda conceder entrevistas terão uma melhor impressão da Rádio Universitária. Além disso, esperamos que isso sirva de inspiração para outros prédios que serão contemplados mediante parceria com o Centro de Educação Aberta à Distância em conjunto com alunos do Curso de Artes Visuais (CCE)”, afirma.

FM_INAUGURA_PINTURAS-8.jpg

Estudante do Curso de Artes Visuais, Wesley Veras

Um dos artistas responsáveis pelo mural, o discente do curso de Artes Visuais, Wesley Veras, aborda o processo que culminou com a inauguração do projeto. “Queriam que nós apresentássemos elementos com características piauienses, como o caju, então foi um momento oportuno, pois nós do curso de Artes da UFPI podemos pintar e construir esse mural juntos. Nesse sentido, acredito que a Universidade por ser um campo de ideias, estimula a criatividade, portanto, quem passar por aqui será agraciado com essa obra artística”, pontua.

Samantha Castelo Branco, Superintendente de Comunicação Social (UFPI), aponta que  é importante destacar que esse espaço vai servir como ponto de encontro de alunos, não apenas do curso de Comunicação, que tem práticas de disciplinas, mas que seja também um ponto de encontro para toda a comunidade acadêmica. “Para que, ao apreciar esse grafite, possam compreender que os nossos alunos do curso de Artes, bem como os tantos artistas que existem na nossa comunidade acadêmica podem se expressar das mais diversas formas. A arte não tem uma forma única de expressão e o grafite é uma dessas formas e eu faço votos que essa iniciativa que nós estamos entregando para a comunidade acadêmica, mas também para a sociedade piauiense, possa impulsionar outras iniciativas semelhantes”, finaliza.

Na oportunidade, também estiveram presentes o Pró-Reitor de Planejamento, Luís Carlos Sales; o Diretor Administrativo da Pró-Reitoria de Administração (PRAD), Alberto Dias; Diretora de Governança da UFPI, Cleânia Sales; a Superintendente de Ensino Básico, Técnico e Tecnológico, Virgínia Muniz; o Coordenador dos Programas Stricto Sensu da PRPG/UFPI, Prof. Francisco de Assis do Nascimento; a Superintendente de Recursos Humanos, Flávia Lorenne. Além de professores, estudantes e demais membros da comunidade acadêmica.

FM_INAUGURA_PINTURAS-5.jpg