Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > A Internacionalização da Pesquisa será destaque na 7ª edição de Ciclo de Palestras da PRPG

Última atualização em Terça, 07 de Novembro de 2023, 11h35

Como parte da programação do Seminários Integrados da Universidade Federal do Piauí (SIUFPI 2023), acontecerá, no dia 21 de novembro, o 7° Ciclo de Palestras da Pró-Reitoria de Ensino de Pós-Graduação (PRPG). O evento promove discussões sobre a Perspectiva da Pós-Graduação no Brasil, Pesquisas e Bolsas no Exterior, Fontes de Informação para a Pesquisa Acadêmica, dentre outros temas. Vale mencionar que o evento ocorrerá de forma presencial no Cine Teatro e com transmissão no canal UFPI TV no YouTube.

Destaque para a presença da pesquisadora Joanna Lima, da Universidade de Oxford. Ela, que é egressa do curso de Biologia da UFPI, irá abordar em sua palestra o tema: “Pesquisas e Bolsas no Exterior”.

1573c53b-2b88-4fe6-bd36-7eedb41bd35b.jpg Egressa do curso de Biologia da UFPI, pesquisadora Joanna Lima, da Universidade de Oxford e a Pró-Reitora de Pós-Graduação (PRPG), Regilda Moreira-Araújo

O Ciclo de Palestras da PRPG traz para o SIUFPI 2023 uma novidade no Prêmio UFPI de Dissertação e Tese “Prof. Benedito Borges da Silva”. Neste ano, será entregue aos vencedores uma quantia em dinheiro com o intuito de auxiliar o pesquisador na publicação de artigo (orientador e orientado), além de proporcionar também a apresentação do trabalho em evento científico. Nas edições anteriores, as premiações eram troféus ou publicações dos artigos vencedores em coletâneas. A divulgação das Teses e Dissertações agraciadas acontecerá no encerramento do evento, dia 24 de novembro.

A Pró-Reitora de Pós-Graduação (PRPG), Regilda Moreira-Araújo, expressa entusiasmo para o evento e acredita que a interdisciplinaridade será proveitosa no SIUFPI 2023. “A inovação requer multidisciplinaridade, ninguém alcança a inovação sozinho. É necessário haver trocas de saberes e experiências nas áreas do conhecimento para gerar inovação” disse.

a0fe4715-d020-4476-abd8-73927ec327d8.jpgRegilda Moreira-Araújo, Pró-Reitora de Pós-Graduação (PRPG)

Programação do VII Ciclo de Palestras

Com carga horária de 10 horas, a programação conta com a presença do Prof. Paulo Jorge Parreira dos Santos (DAV-CAPES); Flávio Henrique Souza dos Santos (DPB-CAPES);  Profa. Regilda Moreira-Araújo, Pró-Reitora de Ensino de Pós-Graduação da UFPI;  Pesquisadora  Joanna Lima, da Universidade de Oxford; Profa. Juliana Paz, Assessora Internacional da UFPI; Bibliotecária da UFPI, Joimara Lima Santos; e Bibliotecária Vanessa Andrade de Carvalho (Diretora da Biblioteca Comunitária (BCCB/UFPI).

Durante o evento, os participantes poderão conhecer os trabalhos desenvolvidos nas áreas de ensino, pesquisa e extensão, nos quais destacam-se projetos de iniciação científica e docência, projetos de extensão, mostras de comunidades, artigos científicos, dissertações e teses que reúnem a riqueza do saber construído e compartilhado pela Universidade. As inscrições no SIUFPI iniciam a partir do dia 1 de novembro.

Confira a programação completa.