Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > UFPI incentiva profissionalismo da prática do Badminton no Piauí, e atletas alcançam destaque internacional

Última atualização em Segunda, 30 de Outubro de 2023, 10h01

WhatsApp_Image_2023-10-30_at_09.44.49.jpeg

Na foto, quatro atletas do Piauí, ao lado de atletas do Rio - Foto: Ascom CBBd/COB

A partir de esforços empreendidos pela Universidade Federal do Piauí (UFPI), desde a inauguração do Complexo de Badminton, os atletas piauienses que fazem parte da seleção Brasileira de Badminton conquistaram três medalhas nos jogos Pan-Americanos de 2023, em Santiago no Chile. O evento acontece no período de 20 de outubro até 5 de novembro.

Na competição, na categoria dupla masculina, a dupla Fabrício Farias e Davi Silva, representando o Brasil, obteve a medalha de prata. Na categoria dupla feminina, composta por Sânia Lima e Juliana Viana, conquistaram a medalha de bronze. Já a dupla mista, composta por Sânia Lima e Davi Silva (RJ), ganharam a segunda medalha de bronze do torneio.

Ginásio de Badminton da UFPI sedia até domingo (12) o torneio Brasil  Internacional Series 2021

Treinamento de atletas no Complexo de Badminton da UFPI. Foto: Arquivo SCS/UFPI

Neste ano de 2023, os atletas piauienses já representaram o Brasil em outras competições internacionais, como: Guatemala Internacional Challenger, Peru International Challenger, Lagos International Classics, Total Energy World Championship, o YONEX US Open, Canada Open, o XIII Santo Domingo Open, a Pan American Cup, o Iran International Challenger e o III Mexico International. Vale destacar que o Piauí já esteve no pódio em quase todos esses torneios.

WhatsApp_Image_2023-10-30_at_09.44.49_1.jpeg

Foto: Ascom CBBd/COB

A prática de badminton e o Complexo na UFPI

Complexo de Badminton da UFPI será entregue oficialmente neste sábado (9),  com presença de ministros

Complexo de Badminton da UFPI. Foto: Arquivo SCS/UFPI

O badminton é um esporte que se destacou nos últimos anos no Brasil e, aqui no Piauí, ele ganhou mais relevância com a inauguração do Complexo de Badminton da UFPI, em 2022. A estrutura é conhecida como a maior das Américas.

Na UFPI, a sua concepção ocorreu por meio do Presidente da Confederação de Badminton da época, Francisco Ferraz, e do Coordenador de Cultura, Esporte e Lazer da UFPI, professor Sergio Galan, durante as Olimpíadas de 2016.

Projeto de Extensão da UFPI recebe convite para participar do BRICS Games  na África do Sul

Coordenador de Cultura, Esporte e Lazer da UFPI, professor Sérgio Galan. Foto: Arquivo SCS/UFPI

De acordo com o Coordenador de Cultura, Esporte e Lazer da UFPI, professor Sérgio Galan, a Universidade reconheceu o poder transformador do esporte, a promoção da cidadania e os benefícios institucionais que adviria desse projeto. “Assim, apoiou desde o início convicto a compreensão do esporte como um campo de estudo valioso, que enriquece não apenas os cursos de formação acadêmica, como Educação Física, Medicina e Nutrição, entre outros, mas também os valores fundamentais da extensão universitária que esse projeto proporciona à comunidade”, enfatizou.

Ginásio com estrutura de ponta para sediar competições internacionais. Foto: Arquivo SCS/UFPI

O complexo oferece uma arena de treinamento com seis quadras em um espaço climatizado, com salas de musculação, laboratório de avaliação física e sala de fisioterapia. Além desses equipamentos esportivos, ainda disponibiliza alojamento, auditório e salas de reunião.

O projeto usa o que há de mais moderno em termos de treinamento e desempenho, sendo um verdadeiro laboratório de experiências para os alunos do curso de Educação Física, Nutrição e cursos de áreas afins da Instituição.

WhatsApp_Image_2023-10-30_at_09.44.48.jpeg

Treinamento da seleção brasileira júnior acontece também no Complexo de Badminton da UFPI

Atualmente, o complexo também sedia os treinamentos da seleção brasileira júnior para competições nacionais e internacionais em um total de 18 atletas. Todos esses participantes recebem apoio além dos treinamentos esportivos, aconselhamento psicológico e fisioterapeuta quando necessários. Os atletas treinam de 25 a 30 horas por semana e nas férias chegam a treinar 40 horas.

“A edificação do complexo da UFPI incentivou a prática de badminton na capital, uma vez que proporcionou aos atletas melhor proveito nos treinos com uma infraestrutura equipada e uma equipe de profissionais que oferece o suporte necessário para os atletas. Essa equipe é formada por um head coch, um preparador físico, um analista de desempenho, um fisioterapeuta, uma psicóloga, um gestor, dois professores pesquisadores e quatro monitores de educação física”, explicou o Coordenador de Cultura, Esporte e Lazer da UFPI, professor Sergio Galan.

O projeto constantemente recebe pedidos de estágio de diversos atletas do Brasil e do exterior, como foi o caso do Canadá, Colômbia, Paraguai, Cuba e outros. Além disso, o local conta com um grupo de estudo formado por professores e estudantes da UFPI que acompanham o desempenho, recebem e fornecem orientações esportivas com pesquisas e informações importantes para o esporte. “Esse modelo de gestão tem sido destaque e é considerado pelo Ministério do Esporte um modelo a ser seguido pelo resto do país”, frisou o professor Sergio Galan.

Reitor Gildásio acompanha treino de atletas no Ginásio de Badminton da UFPI

Reitor Gildásio acompanha treino de atletas no Ginásio de Badminton da UFPI. Foto: Arquivo SCS/UFPI