Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Dia Nacional do Livro: EDUFPI representa importante centro de difusão de conhecimento e cultura

Última atualização em Sexta, 27 de Outubro de 2023, 17h01

DSC_8038_copy_copy_copy.jpg

A EDUFPI expõe a produção de conhecimento universitária em nos Salões do Livro desenvolvidos na Universidade. Foto: Arquivo SCS/UFPI

Pensar no dia 29 de outubro, Dia Nacional do Livro, é falar sobre a Editora da Universidade Federal do Piauí, que é destaque no estado como importante espaço a serviço da comunidade na publicação e disseminação do conhecimento. Criada em 1992, a Editora publica anualmente dezenas de títulos relacionados à produção científica desenvolvida nos Programas de Pós-Graduação da Instituição, além de manter parcerias que fomentem a divulgação de conhecimento e cultura para alcance local e nacional. A EDUFPI e a Gráfica Universitária fazem parte da Superintendência de Comunicação Social da UFPI.

Segundo o Diretor da EDUFPI, Professor Cléber de Deus Pereira, as publicações da editora estão abertas a temáticas diversas, sem linha editorial específica, visto que o foco da editora é a democratização da produção e disseminação do conhecimento. “O perfil editorial é bastante amplo e genérico. Naturalmente, está direcionada para divulgar a produção científica dos cursos de mestrado e doutorado da Universidade Federal do Piauí, mas também produzindo nas áreas de literatura, poesia e história. Estamos abertos inclusive para a produção de conhecimento vindo de instituições externas”, enfatiza.

WhatsApp_Image_2023-10-27_at_16.22.08.jpeg

Professor Céber destaca que livros impressos na Gráfica Universitária são diretamente disponibilizados na livraria da editora. Foto: Arquivo SCS/UFPI

A Livraria Monsenhor Melo, localizada no Espaço Rosas dos Ventos do Campus Ministro Petrônio Portella, é um órgão complementar da EDUFPI, no qual é feita a comercialização das edições impressas dos livros publicados, uma vitrine de conhecimento para os estudantes e corpo docente. A Editora trabalha conjuntamente com a Gráfica Universitária, por meio da qual o conteúdo aprovado ganha vida na forma física, as quais não tem fins lucrativos, segundo o diretor. “A arrecadação da livraria é a partir das vendas, basicamente ao preço de custo; então, é feito com o intuito para produzir novos livros e, claro, também alguns recursos para melhorar a infraestrutura da própria editora”, destaca Cleber.

livraria-10.jpg

A livraria Monsenhor Melo comercializa títulos advindos, sobretudo, da comunidade acadêmica, assim como de terceiros. Foto: Arquivo SCS/UFPI

Uma atividade essencial da EDUFPI é a veiculação direta dos trabalhos no formato e-book (livros digitalizados), de modo que todos os materiais aprovados pela SCS e pelo conselho editorial sejam disponibilizados na íntegra de forma gratuita para o público. “Sendo e-book, será publicado, independentemente da área de produção; sendo impresso, teremos de analisar a questão orçamentária, a partir dos critérios que o conselho editorial estabelece, para que se possa publicar um livro pela editora. Uma coisa muito importante: um ebook vale tanto quanto um impresso, não fazemos diferenciação”, acrescenta o Professor Cléber.

A publicação de livros pela Editora Universitária está sujeita a aprovação em primeira instância da SCS, a qual avalia a conformidade da obra com regras internas próprias, e depois envia o material aprovado para a segunda instância, o Conselho Editorial. Este último órgão é responsável pela definição das diretrizes da editoração das obras a serem publicadas, bem como definir padrão de qualidade exigido e submetêlos a homologação da Reitoria da universidade.

Os membros titulares do Conselho Editorial são Cléber de Deus Pereira da Silva (Presidente), Cleber Ranieri Ribas de Almeida, Gustavo Fortes Said, Nelson Juliano Cardoso Matos, Nelson Nery Costa, Viriato Campelo, Wilson Seraine da Silva Filho. Regras a se estar atento é a extensão da obra (apenas obras com mais de 60 páginas são aceitas) e a preferência por trabalhos acadêmicos produzidos por cientistas internos à universidade, tal qual pontua o Diretor Cléber.

Como membro da Associação Brasileira de Editoras Universitárias (ABEU), a EDUFPI tem papel importante na promoção do conteúdo científico produzido no estado do Piauí para restante do país, o que ocorre através de eventos de valorização da cultura literária, como congressos e os Salões de Livros, produzidos pela Fundação Quixote, com apoio da Universidade. O Professor Cleber afirma o compromisso da Editora da UFPI com a divulgação democrática do conhecimento produzido no Piauí, sem preferência por temas ou autores. “É fundamental a existência desta Editora para que a gente possa ampliar recursos e para dar visibilidade para a produção científica, literária, artística e cultural que é produzida por aqui”, finaliza o diretor da editora universitária.

10082023-DSC_0124_copy_copy_copy.jpg

Anualmente, o Salipi apresenta os títulos da EDUFPI para milhares de visitantes. Foto: Arquivo SCS/UFPI

A EDUFPI também é atuante em prestação de serviços para a comunidade, como o fornecimento do código ISSN (Número Internacional Normalizado para Publicações Seriadas) e ISBN (Padrão Internacional de Numeração de Livro) para produtores de conhecimento no estado, lançamento das obras publicadas e assessoramento de autores iniciantes para publicação da primeira obra. Quem busca publicar materiais através da Editora da UFPI, pode conferir o procedimento completo no site da universidade https://ufpi.br/edufpi, na aba “Como publicar”.