Reitor da UFPI é agraciado com medalha e diploma pela FIEPS

MEDALAHA.jpg

Entrega de medalha aconteceu no Salão Nobre da Reitoria

Na quinta-feira (26/10), o Reitor da Universidade Federal do Piauí (UFPI), Gildásio Guedes, recebeu a Federação Internacional de Educação Física e Esportiva (FIEPS), da Delegacia Regional do Piauí. Na oportunidade, em celebração aos 50 anos da instituição, o Reitor foi condecorado com medalha por sua contribuição a referida área e desportos no nosso estado, tendo em vista sua participação na primeira turma de Educação Física do Piauí. Estiveram presentes na reunião: o presidente de honra da FIEPS/PI, Rogério Castelo Branco da Silveira; a  Delegada Regional da FIEPS/PI, Leonor Palha Dias Araújo; e o Delegado Adjunto da FIEPS/PI, também Prof. da UFPI, David Emérito.

MEDALAHA-3.jpg

Reitor da UFPI, Gildásio Guedes

Para o Reitor Gildásio Guedes, a honraria possui grande significado, não só por ter participado da primeira jornada do Curso no Piauí, mas também por ter acompanhado de perto a evolução da graduação e contribuído de alguma forma para a educação na região. “Me traz gratas e saudosas lembranças, porque eu fui aluno da primeira turma de Educação Física e do primeiro Curso de Educação Física do Piauí. Eu estou emocionado pela lembrança, por meio de tamanha honraria. Abro espaço também para pontuar o exitoso trabalho da Universidade, juntamente com os presentes, para fomentar a educação em nosso estado. Que continuemos acreditando no potencial de nossa região”, destacou. 

MEDALAHA-4_copy.jpg

Da esquerda para a direita: Delegada Regional da FIEPS/PI, Leonor Palha Dias Araújo; e o Prof. da UFPI e integrante da comissão regional da entidade, David Emérito

A Delegada Regional da FIEPS/PI, Leonor Palha Dias Araújo, destaca que a entrega da medalha significa muito, pois integra as honrarias em comemoração aos 50 anos da instituição em nível regional, como também aos 100 anos da fundação em âmbito internacional, uma vez que o reitor também foi agraciado com diploma da entidade mundial. “Foi outorgado que todas as pessoas que iniciaram os cursos de Educação Física em seus respectivos estados e países, receberam a medalha, dado o momento oportuno de comemorar tal feito na educação e a longevidade da entidade”, disse.

Segundo o Prof. da UFPI e integrante da comissão regional da entidade, David Emérito, a agraciação é fruto também do impulsionamento da educação realizado pela Administração Superior. “A honraria se dá pelo Gildásio ter sido aluno da primeira turma, agora, um profissional de Educação Física e, muito, pelos trabalhos nos quais a Universidade e a instituição regional realizam em busca de proporcionar conhecimentos”, ressaltou. 

Na ocasião, parte da comissão presente solicitou apoio ao Reitor, para que nos próximos eventos organizados pela instituição, a universidade volte a colaborar juntamente com a FIEPS. Ainda na reunião, discutiu-se sobre o Congresso Piauiense de Educação Física, o qual já teve edições sediadas pela UFPI. Durante a conferência, alunos, assim como todos os profissionais de Educação Física, têm a oportunidade de publicar os manuais de trabalhos científicos, além de trocar experiências com especialistas de outros Estados do Brasil.