Manuel Parés i Maicas palestra no II Encontro Nordeste de História da Mídia

O II Encontro Nordeste de História da Mídia recebe em seu segundo dia o Prof. Dr. Manuel Parés i Maicas ( UAB-Barcelona) que juntamente com Profª. Drª. Maria Berenice Machado (UFRGS) e o Prof. Dr. Paulo Fernando de Carvalho Lopes (UFPI) debaterá sobre "A Ética nos Meios e Comunicação e as consequências para a Memória Histórica".

Fundador e coordenador, por vinte anos, da primeira Cátedra UNESCO de Comunicação- InCom-UAB, sendo desde 2009 seu diretor honorário Prof. Dr. Manuel Parés i Maicas é professor emérito do Departamento de Comunicação Audiovisual e Publicidade da Universidade Autónoma de Barcelona- UAB, atuando como pesquisador nas áreas de jornalismo político e ética da comunicação. Lançou vários livros, dos quais destacamos: Ética, deontologia i Comunicació(2011), La Ideologia regionais de la Premsa espanyola, 1966-1973 (Llibres um abast l') (1984) e La nueva Filantropia y la Comunicación social: Mecenazgo, Fundacion y patrocínio (1994 ).

Ao longo de sua carreia criou e estimulou redes de coordenação entre os países Ibero-americanos, especialmente Brasil e Espanha por meio da parceria estabelecida com o Cátedra UNESCO de Comunicação do Brasil, presidida pelo Prof. Dr. Marques de Melo, o que propiciou a realização do III IBERCOM (1993) além da cooperação entre o programa de pós-graduação da UAB com instituições brasileira como a Universidade Metodista e a Universidade Federal do Mato Grosso do Sul.

Na Europa o Prof. Dr. Manuel Parés i Maicas presidiu a Associação Internacional de Mídia e Pesquisa da Comunicação (1998-2002) e foi responsável pela fundação da Escola de Comunicação Europeia de Doutorado, a qual coordenou durante dez anos, além de pertencer ao Conselho Científico de Ciências Humanas da Universidade de Paris XIII e do Conselho de Informação da Catalunha, assim como da Federação Espanhola de Associação da Imprensa. Tendo ocupado ainda a presidência do IAMCR- International Association for Media and Communication Research entre 1998 e 2002, permanecendo até os dias de hoje como Presidente Honorário da Instituição mencionada por último.