Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Grupo de pesquisa da UFPI realiza Feira de Inovação e Popularização de Ciências

Grupo de pesquisa da UFPI realiza Feira de Inovação e Popularização de Ciências

Última atualização em Sexta, 27 de Outubro de 2023, 11h37

WhatsApp_Image_2023-10-18_at_16.39.05.jpeg

Estudantes do CTT/UFPI participam da Feira de Inovação e Popularização de Ciências

Nos dias 17 e 18 de outubro, realizou-se a Feira de Inovação e Popularização de Ciências (FIPEC - PI), vinculada a Semana Nacional de Ciências e Tecnologias (SNCT). A proposta de criação do evento surgiu a partir de um projeto de extensão do Grupo de Inovação em Ciências e Tecnologia destinado a  popularização e difusão de ciências e inovação no Estado do Piauí, coordenado pelo professor Anderson Nogueira Mendes, do Departamento de Biofísica e Fisiologia da Universidade Federal do Piauí (UFPI)

O professor coordenador do evento, Anderson Nogueira Mendes, fala sobre o propósito do projeto FIPEC: “Fizemos uma proposta com palestras, cursos, minicursos e atividades práticas que pudessem aproximar jovens de ensino médio e graduação para cativá-los. Particularmente, entendo que serão esses jovens, que em um futuro próximo assumirão o desenvolvimento do país e, desta forma, buscamos pesquisadores de diferentes áreas das ciências básicas para discutir a relevância das ciências no desenvolvimento brasileiro”, explicou.

De acordo com a estudante do Curso de Engenharia de Materiais, Samara Daniele Carlos da Silva, foi gratificante participar da organização e atividades do evento. “É importante para os alunos de ensino médio e até para a gente, alunos de ensino superior, para que possamos abrir nossos horizontes com coisas novas e que muitas vezes nem imaginávamos que existiam. Sem contar que muitas vezes a pessoa, principalmente para alunos do ensino médio, que foi nosso público-alvo, conhece sua carreira através de eventos assim”, comentou.

Módulos experimentais, arte, cultura, cursos, minicursos, entrevistas, mesas-redondas, palestras, exposições de experimentos e trabalhos científicos, foram algumas das atividades promovidas pelo evento que aconteceu no departamento de Biofísica e Fisiologia e no Centro de Tecnologia da UFPI, contando com a participação dos professores e discentes da Instituição, além da presença de alunos da rede pública e estadual.

O evento terá continuidade nos dias 9 e 13 de novembro na Praça Domingos Mourão Filho em Pedro II, levando minicursos, palestras e atividades práticas para o campus do IFPI.

Mais informações, acesse o instagram @lacitec.ufpi.

Confira mais fotos:

WhatsApp_Image_2023-10-19_at_23.02.50.jpeg