Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Grupo de Agentes Acadêmicos de Inovação (GAAI) realizam visita nos Centros do Campus de Teresina

Última atualização em Sexta, 27 de Outubro de 2023, 11h02

VISITAS_INOVA_UFPI_PELOS_CENTROS-24.jpg

Grupo de Agentes Acadêmicos de Inovação (GAAI) em visita aos Centros do Campus de Teresina

O Grupo de Agentes Acadêmicos de Inovação (GAAI) do Programa InovaUFPI deu início, nos dias 23 e 24 de outubro, às visitas presenciais aos centros acadêmicos da Universidade Federal do Piauí. A finalidade da ação é dar visibilidade ao grupo e suas ações, e explicar seus objetivos e propósitos a todos os estudantes, docentes e técnicos da instituição. Durante as visitas, os agentes foram recebidos pelos diretores dos centros, chefes de departamento, coordenadores de curso, líderes dos Centros Acadêmicos e alunos em geral. Na oportunidade, estiveram também presentes o Gerente de Inovação da UFPI, professor Paulo Jordão; e o Tutor docente no GAAI, o professor Romuere Rodrigues do Curso de Sistemas de Informação (Campus de Picos).

A Coordenadora de Pesquisa e Inovação da Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação (PROPESQI), Keylla Urtiga, conta que todos os participantes verbalizaram a importância desse tipo de ação para o fomento à inovação na UFPI.“Os objetivos das visitas foram alcançados, com os alunos se sentindo informados e inclusive manifestaram a necessidade de haver mais ações relativas à promoção da inovação e do empreendedorismo”, comentou.

VISITAS_INOVA_UFPI_PELOS_CENTROS-5.jpg

As ações de visitas presenciais vão continuar acontecendo de forma programada, incluindo os campi fora de sede, programas de pós-graduação, Hospital Universitário (HU) e outras unidades acadêmicas da UFPI. A partir delas, serão projetadas outras ações, como mapeamento, acompanhamento e diagnóstico da atividade de pesquisa e do potencial de atração de projetos de inovação para a academia.

“Também recebemos solicitações dos professores, para que os agentes também já façam visitas no momento das aulas para informar sobre o conceito de inovação, as perspectivas de trabalho e de ações dentro da universidade. E já estamos programando esses momentos com os professores que estão solicitando”, informou Keylla Urtiga.

25072023-DSC_0010.jpg

Gerente de Inovação da UFPI, professor Paulo Jordão. Foto: Arquivo SCS/UFPI

Segundo o Gerente de Inovação da UFPI, Paulo Jordão, o GAAI consegue dialogar diretamente com os estudantes. “Nós estamos trabalhando a Inovação não só para os docentes, mas também para os alunos. Então, acreditamos que o tema tem que ser discutido já em sala de aula, uma vez que possibilita ser aproveitado o que a UFPI tem de melhor, ou seja, nossos estudantes, considerando todo o contexto plural e diversidade que eles representam. Desta forma, para que aconteça a Inovação é necessário que haja não só fomento, mas, sobretudo, a motivação”, frisou.

GAAI-38_1.jpg

Tutor docente, professor Romuere Silva. Foto: Arquivo SCS/UFPI

Já o tutor docente, professor Romuere Rodrigues, reforça que as visitas aos centros do Campus de Teresina ajudaram o GAAI a entender e elencar as necessidades da UFPI sobre inovação. “Cada centro apresentou demandas específicas e agora o GAAI irá trabalhar para elaborar ações concretas. Esperamos em breve realizar visitas também nos campi fora de sede, onde sabemos que existem demandas importantes e projetos inovadores também estão sendo desenvolvidos”, disse.

O Grupo de Agentes Acadêmicos de Inovação (GAAI) do Programa InovaUFPI é responsável pela promoção e difusão da cultura da inovação no ambiente acadêmico da UFPI em articulação com os demais atores do ecossistema de inovação piauiense. O projeto pioneiro entre todas as universidades federais do Brasil conta com a participação de oito bolsistas de graduação e um tutor docente que visa fortalecer a formação acadêmica de discentes dos cursos da instituição, no desenvolvimento de projetos de inovação na academia com demandas do setor produtivo do estado do Piauí, bem como o empreendedorismo enquanto ação articuladora da integração, educação, ciência, tecnologia e sociedade.

Para acompanhar mais visitas e as demais ações do GAAI, acesse aqui.

Confira mais fotos:

VISITAS_INOVA_UFPI_PELOS_CENTROS-2.jpg