UFPI inicia VI Encontro de Pesquisa Jurídica 2023; evento segue até amanhã (25)

WhatsApp_Image_2023-10-24_at_17.03.10.jpeg

Solenidade de abertura do VI Encontro de Pesquisa Jurídica

Nesta terça-feira (24), no Cine Teatro da Universidade Federal do Piauí, aconteceu o primeiro dia do VI Encontro de Pesquisa Jurídica (EPJ). O evento marca os 20 anos do grupo de pesquisa República, que existe desde 2003 e foi criado pelo professor Nelson Juliano Cardoso Matos. O encontro é vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Direito (PPGD/UFPI) e ocorre até esta quarta-feira (25). Na oportunidade, estiveram presentes a Pró-Reitoria de Extensão, Deborah Dettmam; o Programa de Pós-Graduação em Direito, nas pessoas do Professores Éfren Lima e do Prof. Raul Lopes Neto; a Faculdade de Direito, nas pessoas do Prof. Lucas Vila e da Profa. Cristiane Matos; além da presença do coordenador e fundador do República, Prof. Nelson Juliano Matos; e o Prof. Cléber de Deus Pereira da Silva.

O primeiro dia do VI EPJ contou com a apresentação dos dois primeiros painéis, sendo o primeiro com tema “Equilíbrio e Tensões: Judicialização da Política, Ativismo Judicial e Separação dos Poderes” apresentado por Adonias de Carvalho Neto, Débora Gomes Basílio e Leandro Maciel. O segundo painel teve como tema “35 anos da Constituição de 88: Desafios e Conquistas”, com debate guiado por Flávia Gomes Cordeiro, Paulo Roberto Fagundes e Heitor Bezerra.

Nelson Matos, coordenador acadêmico do núcleo de pesquisa “República”, aponta que o VI Encontro é muito importante para a pesquisa jurídica no Piauí, uma vez que a edição traz grandes nomes do jurídico piauiense.

“O Encontro de Pesquisa Jurídica é hoje o evento de natureza estritamente acadêmica mais importante do Piauí, e também o mais antigo em termos de atividade contínua. Este é o 6⁰ encontro, nós fizemos os quatro primeiros com um perfil muito focado internamente aos pesquisadores. O 4⁰ e o 5⁰ tiveram um perfil internacional, uma vez que foram virtuais, já o 6⁰ nós estamos experimentando não por ser integralmente presencial, mas por ser inteiramente feito por grandes nomes do mundo jurídico piauiense. Então, os melhores nomes do Piauí estão aqui hoje para debater sobre temas jurídicos relevantes, que coincidem com os temas que o grupo República pesquisa sobre constituição, poder judiciário, novas tecnologias e democracia. Essas são as temáticas que o encontro trata”, conta o coordenador.

Débora Basílio, professora da UFPI e uma das especialistas que compõem a mesa do primeiro painel, fala sobre o tema tratado no debate. "O primeiro painel trata sobre uma discussão muito importante nesse encontro de pesquisa que é justamente para a gente reunir alguns pesquisadores do nordeste que trazem muitas informações e novidades acerca desses temas. Esse debate vem sendo muito discutido no Brasil, é uma questão institucional, o diálogo, a governança, separação de poderes, toda essa problemática que a gente vem enfrentando de fato é um desafio e a necessidade de falar sobre no ambiente acadêmico com essas pessoas que estão aqui para estudar, para que a gente possa encontrar novas formas de soluções", ressalta.

Programação do segundo dia

Painel 3

25 /10 às 16H

Discussão com tema: 

"Os desafios contemporâneos da Teoria do Direito" 

Com os especialistas:

Giovana Nunes Sousa

Horácio Neiva

Saul Ferreira Alves

Painel 4

25/10 às 18H

Discussão com o tema: "O futuro da Justiça: Direito e tecnologia"

Com os especialistas: 

Gabriel Furtado

Joana Moraes Souza

Berto Igor Caballero

Confira mais fotos:

WhatsApp_Image_2023-10-24_at_17.03.11.jpeg

WhatsApp_Image_2023-10-24_at_17.03.10_1.jpeg