Comissão Organizadora do SEMAE, da esquerda para a direita: o cirurgião-dentista, Patrick Veras Quelemes; assistente social da PRAEC, Karina Cardoso de Sousa; pedagoga da PRAEC, Cremilda Monteiro Lima; a responsável técnica do SAMA/UFPI, Laurenir Dantas de França; a coordenadora de Assistência Comunitária, Profª Aldora Lebre e o psicólogo, Carlos Eduardo Gonçalves Leal;
Com o objetivo de apresentar os projetos desenvolvidos na assistência estudantil no que tange a educação e sustentabilidade social no momento atual, a Coordenadoria de Assistência Comunitária (CACOM), vinculada à Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis e Comunitários (PRAEC), realizará o X Seminário de Assistência Estudantil (SEMAE), no dia 23 de novembro, como parte da programação do Seminários Integrados da Universidade Federal do Piauí (SIUFPI 2023).
Partindo do tema “Conectando Educação e Sustentabilidade Social”, o SEMAE tem como intuito para além de divulgar serviços da PRAEC/UFPI, apresentar aos estudantes da Instituição, para aqueles que acabaram de ingressar ou aqueles que não conhecem, os serviços ofertados pela Pró-Reitoria, e em como eles podem contribuir na vida acadêmica com foco na permanência e conclusão exitosa de cursos de graduação e pós-graduação.
A programação do SEMAE durará o dia todo, tendo início pela manhã com palestra que abordará sobre o uso de tecnologias e aprendizagem de forma sustentável, a fim de demonstrar como a sustentabilidade e os recursos tecnológicos podem potencializar o ensino. Ao longo do dia serão realizadas oficinas que oferecerão aos participantes a oportunidade de discutir sobre temas relevantes para sua formação, planos e projetos futuros.
Além disso, o Serviço de Apoio à Amamentação (SAMAS) irá abordar a amamentação e a sustentabilidade através de um talk show ao momento que também acontecerá o lançamento de um livro que falará mais a respeito sobre a questão do Aleitamento Materno. A ideia é que essas atividades ocorram simultaneamente com os demais campi da Universidade, por meio dos Núcleos de Assistência Estudantil (NAE).
Coordenadora de Assistência Comunitária, profa. Aldora Lebre
Como Coordenadora de Assistência Comunitária e membro da Comissão Organizadora do SEMAE, a profa. Aldora Lebre lembra que toda a programação foi pensada com foco nos alunos. “Desde que o SEMAE foi inserido ao SIUFPI, a PRAEC tem uma preocupação de fazer um seminário voltado para o estudante. As palestras são pensadas para serem temas que são relevantes para o universitário, muitos desses temas são demandas dos próprios alunos”, explicou. “Estamos com uma equipe elaborando toda a programação. Os psicólogos, odontólogos, assistentes sociais e pedagogos estão empenhados em entregar um bom SEMAE para todos os discentes”, destacou.
Somado a isso, a novidade deste ano é o Bazar Solidário, uma oportunidade para os estudantes adquirirem itens variados gratuitamente. A proposta do bazar solidário vem a somar com a temática por promover a sustentabilidade ambiental, com a finalidade de fomentar as ações de doação e troca de utensílios que possam ser utilizados pela comunidade universitária, sem custos para aquisição.
A comissão organizadora do bazar está realizando até o dia 6 de novembro a coleta de itens em diversos pontos dentro da Universidade. Os locais disponíveis para doação são: os Restaurantes Universitários (Rus) de Teresina, a Biblioteca Comunitária Jornalista Carlos Castello Branco em Teresina e na Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis e Comunitários, mais especificamente, na Coordenadoria de Assuntos Comunitários (CACOM) e Núcleo de Acessibilidade da UFPI (NAU). Os itens para arrecadação podem ser variados como: vestuário (roupas, jalecos etc), calçados, bolsas, livros, brinquedos, acessórios etc.
Atenção! Para participar de toda a programação e garantir a obtenção do certificado, é necessário que o discente se inscreva no SEMAE pelo site do SIUFPI. Ao final da primeira palestra serão distribuídas senhas para os inscritos, permitindo-lhes acessar o Bazar Solidário e escolher até três itens de sua preferência.
“Acredito que em todos os anos, quando a gente apresenta os seminários, é como se nós estivéssemos prestando conta do nosso trabalho e também fornecendo aos alunos a oportunidade de aprender alguma área interessante a respeito das demandas deles. Portanto, é imprescindível a participação da comunidade acadêmica”, finalizou o cirurgião-dentista e membro da Comissão Organizadora do SEMAE, Patrick Veras Quelemes.