Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > A História do Piauí nas ondas da 96,7 FM, a Rádio Universitária da UFPI

A História do Piauí nas ondas da 96,7 FM, a Rádio Universitária da UFPI

Última atualização em Segunda, 23 de Outubro de 2023, 11h53

WhatsApp_Image_2023-10-23_at_11.44.11.jpeg

Rádio FM Universitária

A partir desta segunda-feira (23), a Rádio Universitária 96,7 exibirá a série especial 'Piauí 201 anos: riquezas da nossa gente' em alusão ao aniversário do estado. As cinco reportagens especiais serão veiculadas durante a semana no 'Jornal da Universitária', às 12h30. Cada reportagem abordará um tema diferente, como a história do Piauí, culinária, economia, arte e a sociedade.

WhatsApp_Image_2023-10-23_at_11.44.11_1.jpeg

Aluna do Curso de Jornalismo da UFPÌ, Natália Costa

A reportagem que abre a série especial é da repórter e aluna do Curso de Jornalismo da UFPÌ, Natália Costa, que apresentará um novo olhar sobre a história do Piauí. “Minha reportagem especial aborda um pouco da história do Piauí, desde os primeiros povos que habitaram nossas terras, o processo de colonização até a oficialização do Piauí como um estado. Acho importante falarmos da história do Piauí, pois muitas pessoas não a conhecem. Um povo que não conhece sua história é um povo sem personalidade, que não dá valor às suas origens e ao seu passado”, comenta a repórter. Natália ressalta ainda a importância de resgatar fatos históricos do estado. “Portanto, todos nós devemos saber que os povos do Piauí foram os primeiros a lutar pela nossa independência e liberdade, buscando um país livre da coroa portuguesa. Quanto mais certeza temos de nossa cultura e riquezas naturais, mais valorizamos e reconhecemos nossas potencialidades”, enfatiza Natália.

WhatsApp_Image_2023-10-23_at_11.44.10.jpeg

Estudante de Jornalismo da UFPI, Miguel Andrade

As riquezas culturais também fazem parte do especial, como a matéria do repórter Miguel Andrade, também aluno do Curso de Jornalismo. Miguel revela satisfação em fazer parte da nova série especial do 'Jornal da Universitária'. “Mais uma vez estamos produzindo conteúdo de qualidade na Rádio Universitária, e desta vez é uma série de reportagens sobre o nosso Piauí. A produção é abrangente e explora desde a economia até a cultura piauiense. Nós, repórteres, pretendemos acessar a identidade do piauiense por meio de suas vivências e perspectivas do estado, celebrando juntos o orgulho de ser da nossa terra querida”, comenta.

A série de reportagens é uma produção dos bolsistas repórteres da Rádio Universitária, com supervisão do radialista Pedro Melo. Os ouvintes podem acompanhar o Jornal da Universitária de segunda a sexta, a partir das 12h30, na frequência 96,7 FM ou pela internet através do site fmuniversitaria967.ufpi.edu.br. Outra novidade é que a série de reportagens também será retransmitida para a cidade de Beneditinos, a cerca de 95 km de Teresina, e regiões próximas pela Rádio Beneditinos FM.