Museu de Arqueologia e Paleontologia da UFPI
O Curso de Bacharelado em Arqueologia da Universidade Federal do Piauí (UFPI) aumentou sua nota de 4 para 5, ou seja, conquistou o índice máximo em avaliação do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) do Ministério da Educação (MEC) para fins de Renovação de Reconhecimento de Curso. O processo aconteceu no período de 4 a 6 de outubro de 2023, com uma programação que foi elaborada no intuito de coletar as informações necessárias para subsidiar o preenchimento do relatório de avaliação. As atividades agendadas foram realizadas com êxito pelos avaliadores, como: visita à infraestrutura física com conferência de geolocalização e reuniões com a Equipe Gestora; Coordenação do Curso; Núcleo Docente Estruturante; Corpo Docente; Corpo Discente; e Comissão Própria de Avaliação.
Segundo a coordenadora do curso de Arqueologia, Jóina Freitas Borges, essa nota faz parte de um processo de trabalho que vem sendo executado pelo curso há um tempo. “Nós fizemos a reelaboração do nosso Projeto Pedagógico do Curso (PPC), que começou com uma reunião com os próprios estudantes vendo quais seriam as demandas que eles tinham em relação ao curso. Então, a partir dessa reunião, que foi em 2015, nós reelaboramos o PPC, e nesse projeto nós implementamos mais aulas práticas tanto de laboratório, como de campo, introduzimos algumas disciplinas, aumentamos a carga horária do curso. Começou a melhorar, o curso já tinha nota quatro, e a mudança nesse projeto político-pedagógico foi importante para melhorar realmente enquanto projeto de curso,“ enfatizou a coordenadora.
Jóina Freitas Borges, coordenadora do curso de Arqueologia
A análise qualitativa de Reconhecimento de Curso foi concluída através de três dimensões principais: Organização Didática e Pedagógica, Corpo Docente e Infraestrutura. E esse avanço do Curso de Arqueologia se deu a partir da união da Coordenação de Curso e sua equipe, Direção de Centro, bem como todos os esforços da UFPI visando sempre a melhoria da qualidade dos cursos oferecidos à sociedade.
A Procuradora Institucional, Edna Magalhães, descreveu uma grande satisfação pelo reconhecimento recebido pelo curso de arqueologia da UFPI através da avaliação do MEC. “Nós ficamos felizes com a obtenção do conceito cinco para o curso de Arqueologia. Já era esperado em virtude do trabalho desenvolvido pelos professores e pela equipe da graduação que tem uma tradição e uma história na área da pesquisa em Arqueologia, e também porque nós nos dedicamos na apresentação dos documentos necessários,” destacou.
Edna Magalhães, Procuradora Institucional
Durante a avaliação, a Universidade ofereceu todas as condições necessárias à coordenação e à equipe de avaliadores do INEP para um melhor desenvolvimento do relatório que culminaria na nota. “A equipe da UFPI foi solícita no atendimento às demandas apresentadas pela Comissão Avaliadora, tanto na disponibilização dos documentos institucionais quanto na comunicação por e-mail e diálogos realizados na sala virtual de reuniões,” em descrição no site. O relatório foi divulgado dia 10 de outubro na plataforma do MEC.