Na terça-feira (17/10), o Reitor da Universidade Federal do Piauí (UFPI), Gildásio Guedes, realizou a primeira visita in loco as instalações recém-inauguradas polo de Simões (PI) do Programa Universidade Aberta do Brasil (UAB). A construção reforça as políticas de impulsionar o ensino, bem como o conhecimento, com vistas a atender as comunidades do município e região. Os esforços da unidade, para que o projeto saísse do papel, contaram com o auxílio da iniciativa privada. Agora, os alunos poderão ter acesso a um prédio com várias salas de aulas e reuniões, três laboratórios e um auditório, uma estrutura completa para incentivar o estudo e aprendizado dos docentes e discentes.
Reitor visita unidade em Simões
“Fiquei encantado com o espaço e muito feliz ao ver algo que representa o maior anseio da Administração Superior, ampliar a educação em nosso estado”, assim, o Reitor Gildásio Guedes, definiu seu sentimento ao visitar pela primeira vez o edifício. Para ele, a oportunidade de estender uma parceria em prol do sonho de impulsionar o ensino, colabora para que a unidade se torne um dos berços para a ciência e inovação no Piauí. “Recebi um convite da Coordenação do polo para realizar a visita. Na oportunidade, discutimos sobre o desafio de atrair mais estudantes da região para a unidade, questão que entendemos que deve melhorar através desta nova estrutura. Há um interesse da Universidade Federal de ampliar a sua atuação na região de Simões, algo que já vimos trabalhando, através do incentivo às especializações e um edital da CAPES, direcionado para os cursos à distância, que pretendemos divulgar em breve”, enfatizou sobre os projetos futuros no município.
Coordenadora do polo relata sua alegria pela construção
Para a Coordenadora do polo em Simões, Maria do Socorro Bento Reis de Carvalho, a obra é símbolo do anseio de poder levar o conhecimento para todas as comunidades do Piauí, contribuindo para o desenvolvimento da região.“A construção de um prédio nessa dimensão faz muita diferença para o município de Simões e para a região, visto que o polo agrega muitos municípios vizinhos. Então, essa estrutura vem trazer oportunidades para Simões e região. Além disso, é um passo que, futuramente, pode agregar para que possamos nos tornar um campus da Universidade”, relatou entusiasmada.
O Polo de Simões funciona desde 2007 com, aproximadamente, mais de 400 alunos. Atualmente, suas atividades são distribuídas entre nove cursos, recebendo estudantes do Programa Universidade Aberta do Brasil - UAB. Através da iniciativa, que ocorreu recentemente, ganha um espaço moderno, com aparatos tecnológicos, bem como equipamentos fornecidos pela Secretaria de Educação do Estado (Seduc) e estrutura de qualidade para os alunos atuais e para os que ainda terão a oportunidade de ingressar na unidade.
Confira mais fotos: