Vice-Reitor visita Fazenda da Paz para avaliar possibilidades de parceria com a UFPI

WhatsApp_Image_2023-10-18_at_10.58.13.jpeg

Vice-Reitor da UFPI, Viriato Campelo durante visita a Fazenda da Paz

Com o intuito de fazer com que a Universidade Federal do Piauí leve contribuições cada vez mais relevantes para a sociedade, além do ambiente acadêmico e interno, o Vice-Reitor Viriato Campelo visitou a Fazenda da Paz, juntamente com o assessor do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI), Francisco de Assis Rêgo, para avaliar as possibilidades de parceria com a Organização Não Governamental. 

A Fazenda da Paz é uma Instituição sem fins lucrativos que trabalha com a recuperação de dependentes químicos na modalidade comunidade terapêutica. Trazendo a oportunidade do dependente químico de reconstruir sua vida por completo, fazendo além de tratar a dependência química, trabalhando a ressocialização dele, aprendendo tanto ações lúdicas quanto ações profissionais. 

“Nós trabalhamos na Universidade a formação de pessoas humanas, cujo objetivo final é que essas pessoas contribuam no desenvolvimento da sociedade. Então, encontrei aqui um ambiente muito aberto para que haja diversas participações da Universidade, e muitas áreas”, comenta o Vice-Reitor. 

“Vimos que a Fazenda da Paz é um grande campo de extensão em que cabe a saúde, a educação, a profissionalização na parte agrícola e mecânica. São campos que a Universidade Federal oferta e pode trazer o conhecimento para nossos dependentes químicos, os tornando, após sua recuperação, homens e mulheres aptos a contribuir com a sociedade”, explica Célio Luiz Barbosa sobre a proposta da parceria. 

Envolvendo além das duas instituições, também o IFPI e o SENAI, esta parceria pode trazer resultados positivos para todos os lados envolvidos e esta visita foi mais um passo da UFPI para colaborar cada vez mais com a sociedade local e com o mundo. “Nós não podemos ficar restritos ao campus, fechados. Essa visita faz com que a gente repense como devem funcionar as instituições”, finaliza o Vice-Reitor.

WhatsApp_Image_2023-10-18_at_10.58.04.jpeg