Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Docentes do Mestrado em Saúde da Mulher participam de Congresso e reuniões para parcerias no Peru

Última atualização em Quarta, 18 de Outubro de 2023, 16h33

PHOTO-2023-10-17-13-24-20.jpg

Docentes do Mestrado em Saúde da Mulher durante evento no Peru

Entre os dias 16 e 20 de outubro, na cidade de Lima no Peru, docentes do Mestrado Profissional em Saúde da Mulher da Universidade Federal do Piauí (UFPI) participam do XXX Congresso Peruano de Química e XXX Congresso da Sociedade Italo-Latino-Americana de Etnomedicina. Os eventos têm o objetivo de proporcionar aos congressistas conhecimento, aprendizagem e compartilhamento de informação científica sobre a utilização de plantas medicinais e alimentares em diferentes países do mundo.

PHOTO-2023-10-17-13-24-53.jpg

Professora Teresinha de Jesus Aguiar apresenta trabalho

Participam do congresso a professora Lis Cardoso Marinho Medeiros do Nuepes e a professora Teresinha de Jesus Aguiar, colaboradora do mestrado em Saúde da Mulher e docente do IFMA campus Presidente Dutra que apresentaram trabalhos sobre “Uso de Punica granatum em la higiene oral: estudio basado em encuestas desde la perpectiva de mujeres basileñas de um solo centro”. Na oportunidade, a professora Lis também apresentou o trabalho "Phytochermical analysis ir crude ethanolic extract of punica granatum". Os trabalhos receberam financiamento da FAPEPI.

PHOTO-2023-10-17-13-24-37.jpg

Professora Lis Marinho

De acordo com Lis Marinho, o trabalho foi produzido por alunos de iniciação científica no qual ela é orientadora. Eles realizaram  uma pesquisa transversal regional baseada em questionários, com protocolo pré-estabelecido na Plataforma Brasil, com pacientes da unidade de saúde da mulher. “Os pacientes selecionados para este estudo atenderam aos seguintes critérios, baseados no princípio SPIDER: mulheres entre 18 e 85 anos que foram atendidas no ambulatório de saúde da mulher do hospital universidade da Universidade Federal do Piauí, Brasil, no período de 30 de janeiro a 11 de março de 2023, foram levantados sobre o uso de Punica granatum, através de um questionário, com o objetivo de avaliar a percepção do uso de Punica granatum na higiene bucal, por meio de pesquisa transversal”, disse.

Reunião na Centro de Investigação da Faculdade de Ciências

Na oportunidade, as docentes realizaram uma visita técnica na  Faculdade de Ciências e Centro de Investigação onde desenvolvem pesquisas na área da química orgânica, química analítica e ciências da saúde.

Na ocasião, as professoras conheceram o Laboratório de Investigação em Biopolímeros e Metalofármacos, Grupo de Eletroquímica Aplicada e a discussão de projetos de pesquisa científica.

“Esta visita técnica fortalecerá os laços institucionais entre nossas instituições, desenvolvendo atividades de ensino e pesquisa, além de permitir-nos partilhar experiências, aprender com outras realidades e intensificar a nossa cooperação acadêmica e científica”, finaliza Lis Marinho.

WhatsApp_Image_2023-10-18_at_13.43.01_1.jpeg