Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > UFPI, UTFPR e APROSOJA-PI discutem colaboração em projeto para agropecuária sustentável no cerrado

Última atualização em Segunda, 16 de Outubro de 2023, 17h08

CONVENIO.jpg

Reunião aconteceu no Salão Nobre da Reitoria

Na manhã desta segunda-feira (16) o Reitor da Universidade Federal do Piauí, Gildásio Guedes, recebeu a Vice-Reitora da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), Tangriani Simioni Assmann, e o produtor rural e Vice-Diretor Administrativo da Associação Brasileira de Produtores de Soja (APROSOJA-PI), Piotre Laginski, para discutir a colaboração da UFPI no desenvolvimento do projeto Cerrado Carbono Positivo. A iniciativa, que existe há dois anos, visa pesquisar sistemas de produção agropecuários mais sustentáveis. Na oportunidade, o Vice-Reitor Viriato Campelo e o Diretor Administrativo da Pró-Reitoria de Administração, Alberto Dias, marcaram presença no encontro

O objetivo central do projeto, que teve início com uma avaliação de doses adequadas de calcário, adubos potássicos e fosfatados e evoluiu para uma iniciativa multifacetada que visa o enfrentamento do desafio atual de mitigação de gases de efeito estufa na agricultura, buscando entre outras coisas, a redução de possíveis impactos ambientais da produção animal e de grãos como de soja e milho.

Atualmente fazem parte desse projeto de pesquisa, ensino e extensão o Prof. Julian Junio de Jesus Lacerda da UFPI, Campus Bom Jesus, a Prof. Tangriani Simioni Assmann e o Prof. André Brugnara Soares, ambos da UTFPR e o Prof. Edicarlos Damacena da UFR (Universidade Federal de Rondonópolis). Somam-se a esses estudantes de graduação e pós-graduação das duas universidades.

Localizada em Baixa Grande do Ribeiro (PI), a fazenda onde acontece o projeto fica a cerca de 150 km de Bom Jesus (PI). A propriedade foi disponibilizada para a pesquisa com área de aproximadamente 100  hectares, incluindo áreas de reserva.

O Reitor da UFPI, Gildásio Guedes, destacou a importância do projeto que visa melhorar a produtividade do solo e expandir a área de estudos dentro da Universidade. “Estamos iniciando as negociações para um trabalho conjunto na área de solos que envolve professores do campus de Bom Jesus e professores da UTFPR. Vamos receber a proposta de um acordo de que melhore a produção para o agro e para a comunidade”, disse.

CONVENIO-3.jpg

Vice-Reitora da UTFPR, Tangriani Simioni Assmann

A Vice-Reitora da UTFPR, Tangriani Simioni Assmann, afirmou que o projeto nasceu de uma iniciativa que, há dois anos, realizou pesquisas financiadas pela APROSOJA-PI na região. “A partir dessa experiência inicial, eles identificaram a necessidade de empreender um projeto de maior envergadura e, esperamos que, com essa futura cooperação, a produção agropecuária do Estado do Piauí possa evoluir de maneira mais eficiente e amiga do meio ambiente”, destacou.

CONVENIO-2.jpg

Produtor rural Piotre Laginski

O produtor rural que cede a área para essa pesquisa, Piotre Laginski, ressalta que a pesquisa está levando à conclusão de que a agricultura no Piauí, principalmente no Nordeste, não é apenas altamente sustentável, mas também benéfica para o meio ambiente. "Estamos confiantes de que conseguiremos demonstrar isso, e a Universidade Federal do Piauí desempenha um papel crucial nesse projeto", enfatizou Piotre.

CONVENIO-6.jpg