UFPI, UTFPR e APROSOJA-PI discutem colaboração em projeto para agropecuária sustentável no cerrado

CONVENIO.jpg

Reunião aconteceu no Salão Nobre da Reitoria

Na manhã desta segunda-feira (16) o Reitor da Universidade Federal do Piauí, Gildásio Guedes, recebeu a Vice-Reitora da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), Tangriani Simioni Assmann, e o produtor rural e Vice-Diretor Administrativo da Associação Brasileira de Produtores de Soja (APROSOJA-PI), Piotre Laginski, para discutir a colaboração da UFPI no desenvolvimento do projeto Cerrado Carbono Positivo. A iniciativa, que existe há dois anos, visa pesquisar sistemas de produção agropecuários mais sustentáveis. Na oportunidade, o Vice-Reitor Viriato Campelo e o Diretor Administrativo da Pró-Reitoria de Administração, Alberto Dias, marcaram presença no encontro

O objetivo central do projeto, que teve início com uma avaliação de doses adequadas de calcário, adubos potássicos e fosfatados e evoluiu para uma iniciativa multifacetada que visa o enfrentamento do desafio atual de mitigação de gases de efeito estufa na agricultura, buscando entre outras coisas, a redução de possíveis impactos ambientais da produção animal e de grãos como de soja e milho. 

Atualmente fazem parte desse projeto de pesquisa, ensino e extensão o Prof. Julian Junio de Jesus Lacerda da UFPI, Campus Bom Jesus, a Prof. Tangriani Simioni Assmann e o Prof. André Brugnara Soares, ambos da UTFPR e o Prof. Edicarlos Damacena da UFR (Universidade Federal de Rondonópolis). Somam-se a esses estudantes de graduação e pós-graduação das duas universidades.

Localizada em Baixa Grande do Ribeiro (PI), a fazenda onde acontece o projeto fica a cerca de 150 km de Bom Jesus (PI). A propriedade foi disponibilizada para a pesquisa com área de aproximadamente 100  hectares, incluindo áreas de reserva. 

O Reitor da UFPI, Gildásio Guedes, destacou a importância do projeto que visa melhorar a produtividade do solo e expandir a área de estudos dentro da Universidade. “Estamos iniciando as negociações para um trabalho conjunto na área de solos que envolve professores do campus de Bom Jesus e professores da UTFPR. Vamos receber a proposta de um acordo de que melhore a produção para o agro e para a comunidade”, disse.

CONVENIO-3.jpg

Vice-Reitora da UTFPR, Tangriani Simioni Assmann

A Vice-Reitora da UTFPR, Tangriani Simioni Assmann, afirmou que o projeto nasceu de uma iniciativa que, há dois anos, realizou pesquisas financiadas pela APROSOJA-PI na região. “A partir dessa experiência inicial, eles identificaram a necessidade de empreender um projeto de maior envergadura e, esperamos que, com essa futura cooperação, a produção agropecuária do Estado do Piauí possa evoluir de maneira mais eficiente e amiga do meio ambiente”, destacou.

CONVENIO-2.jpg

Produtor rural Piotre Laginski

O produtor rural que cede a área para essa pesquisa, Piotre Laginski, ressalta que a pesquisa está levando à conclusão de que a agricultura no Piauí, principalmente no Nordeste, não é apenas altamente sustentável, mas também benéfica para o meio ambiente. "Estamos confiantes de que conseguiremos demonstrar isso, e a Universidade Federal do Piauí desempenha um papel crucial nesse projeto", enfatizou Piotre.

CONVENIO-6.jpg