UFPI ofertará disciplina voltada para Defesa Animal no curso de Direito

A Universidade Federal do Piauí (UFPI) irá ofertar a disciplina de Direito Animal, no curso de Direito, a partir de 2024. A decisão foi tomada após uma solicitação da Comissão de Proteção e Defesa dos Animais (CPDA) da Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Piauí (OAB-PI). 

A decisão definitiva da inclusão da disciplina ocorreu após uma reunião dos professores do Núcleo Estruturante do Curso de Direito da UFPI, realizada na última quarta-feira, (11), trazendo à instituição o feito de ser a primeira Universidade piauiense a ofertar o curso na modalidade optativa.

A presidente da CPDA, Dàrcia Alencar de Sousa, comemora a decisão e informa que a Comissão busca por essa conquista desde 2022. "Desde o início da gestão da CPDA sentimos a necessidade da inserção da disciplina nas universidades, pois os animais ainda não são reconhecidos como seres sencientes para muitos profissionais da área e entendemos que isso é uma questão que vem da formação. Assim, queremos que nas futuras gerações de advogados, juízes, promotores e delegados tenhamos uma atuação mais sensível voltada para essa pauta", afirmou a presidente.

A presidente ressalta a extrema importância da parceria com o Reitor Gildásio Guedes, e os professores, Profa. Christianne Matos de Paiva, coordenadora do Núcleo Estruturante do Curso de Direito da UFPI, bem como o apoio incondicional do Prof. Lucas Nogueira do Rêgo Monteiro Villa Lages, professor do Departamento de Ciências Jurídicas.

Para a Profa. Christianne Matos, há extrema necessidade da disciplina e logo submeteu a pauta para votação junto ao Núcleo Docente que, após o parecer imprescindível do Prof. Lucas Villa, aprovou o pleito.