Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > UFPI ofertará disciplina voltada para Defesa Animal no curso de Direito

UFPI ofertará disciplina voltada para Defesa Animal no curso de Direito

Última atualização em Segunda, 16 de Outubro de 2023, 11h19

A Universidade Federal do Piauí (UFPI) irá ofertar a disciplina de Direito Animal, no curso de Direito, a partir de 2024. A decisão foi tomada após uma solicitação da Comissão de Proteção e Defesa dos Animais (CPDA) da Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Piauí (OAB-PI).

A decisão definitiva da inclusão da disciplina ocorreu após uma reunião dos professores do Núcleo Estruturante do Curso de Direito da UFPI, realizada na última quarta-feira, (11), trazendo à instituição o feito de ser a primeira Universidade piauiense a ofertar o curso na modalidade optativa.

A presidente da CPDA, Dàrcia Alencar de Sousa, comemora a decisão e informa que a Comissão busca por essa conquista desde 2022. "Desde o início da gestão da CPDA sentimos a necessidade da inserção da disciplina nas universidades, pois os animais ainda não são reconhecidos como seres sencientes para muitos profissionais da área e entendemos que isso é uma questão que vem da formação. Assim, queremos que nas futuras gerações de advogados, juízes, promotores e delegados tenhamos uma atuação mais sensível voltada para essa pauta", afirmou a presidente.

A presidente ressalta a extrema importância da parceria com o Reitor Gildásio Guedes, e os professores, Profa. Christianne Matos de Paiva, coordenadora do Núcleo Estruturante do Curso de Direito da UFPI, bem como o apoio incondicional do Prof. Lucas Nogueira do Rêgo Monteiro Villa Lages, professor do Departamento de Ciências Jurídicas.

Para a Profa. Christianne Matos, há extrema necessidade da disciplina e logo submeteu a pauta para votação junto ao Núcleo Docente que, após o parecer imprescindível do Prof. Lucas Villa, aprovou o pleito.