Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > I Simpósio Internacional de Leishmanioses inicia hoje; evento segue até 11 de outubro

Última atualização em Segunda, 09 de Outubro de 2023, 15h46

LEISH MEIO NORTE 17

Solenidade de abertura no Auditório do CT

Iniciou na manhã de hoje (9) o I Simpósio Internacional de Leishmanioses da região Meio Norte, que ocorre no Auditório do Centro de Tecnologia da Universidade Federal do Piauí (CT/UFPI). O evento, que irá até dia 11 de Outubro, é voltado para estudantes, docentes, pesquisadores e profissionais que atuam nas áreas de saúde, ciências agrárias, biologia e vigilância epidemiológica.

Abrangendo a temática “Epidemiologia, Diagnóstico e Soluções Terapêuticas Inovadoras Aplicáveis ​​às Leishmanioses”, os três dias do encontro buscam trocas de conhecimentos, estabelecimento de parcerias colaborativas e avaliação de opções terapêuticas emergentes para a leishmaniose, por meio dos 11 palestrantes estudiosos da área, em âmbito internacional e nacional, e representantes do Ministério da Saúde.

LEISH MEIO NORTE

Organizadora do evento, Profa. Maria do Socorro Pires e Cruz

A Profa. Maria do Socorro Pires e Cruz comentou a importância do evento e tratou sobre as perspectivas de futuras edições: “Vamos nos unir nesses três dias para discutirmos essa doença, trazer novos aspectos de tratamento e controle dessa enfermidade na região Meio-Norte que impacta a sociedade, mas é tão negligenciada na nossa região. Além disso, vendo que o número de inscritos superou nossas expectativas, também almejamos por novas edições no futuro, provavelmente, a cada dois anos será a periodicidade do evento”, afirma.

O evento também teve espaço para a emoção, ao homenagear a Profa. Maria Acelina Martins de Carvalho, do Departamento de Morfofisiologia Veterinária (CCA/UFPI), com flores e vídeos de ex-alunos, por todos os seus estudos na área de Morfofisiologia Veterinária e egressos formados sob seus cuidados.

LEISH MEIO NORTE 22

Homenageada no evento, Profa. Maria Acelina Martins de Carvalho

Na oportunidade, a solenidade de abertura contou com a presença da organizadora do evento e professora do Departamento de Morfofisiologia Veterinária, Maria do Socorro Pires e Cruz; do Diretor do Centro de Tecnologia (CT), Marcos Lira; da Vice-Diretora do Centro de Ciências Agrárias (CCA), Arteniza Cerqueira Rodrigues; do Vice-Presidente do Conselho Regional de Medicina Veterinária (CRMV-PI), João Pereira; e do Coordenador Adjunto para avaliação de Programas de Pós-Graduação Acadêmicos da área de Ciências Biológicas III da CAPES, André Santos.

Confira a programação completa do evento aqui.

Mais fotos:

LEISH MEIO NORTE 21