Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Diretor do Campus de Bom Jesus será empossado no Comitê de Bacias Hidrográficas de Parnaíba

Última atualização em Sexta, 06 de Outubro de 2023, 17h26

Diretor_do_Campus_de_Bom_Jesus_Everaldo_Moreira_copy.jpegDiretor do Campus de Bom Jesus da Universidade Federal do Piauí (UFPI), Everaldo Moreira

O professor Everaldo Moreira, Diretor do Campus Professora Cinobelina Elvas (CPCE), em Bom Jesus, da Universidade Federal do Piauí (UFPI), foi escolhido para representar, por 4 anos, a instituição no Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Parnaíba (CBH Parnaíba). O processo de escolha das instituições foi realizado por votação. No total, 22 instituições se cadastraram para concorrer a 4 vagas. A plenária para o resultado da votação aconteceu nesta sexta-feira (6) e a posse do professor acontecerá no dia 8 de novembro, em Teresina.

O CBH Parnaíba é um órgão colegiado responsável pela gestão dos recursos hídricos da bacia do Rio Parnaíba. Ao todo são 277 municípios total ou parcialmente inseridos na Bacia, 223 piauienses, 35 maranhenses e 19 cearenses. A maior cidade é a capital piauiense, Teresina. Além dela, as maiores cidades são: Parnaíba (PI), Timon (MA), Balsas (MA), Picos (PI), Crateús (CE), Floriano (PI) e Piripiri (PI).

Para o professor Everaldo Moreira, a UFPI, representada por ele, terá a oportunidade de tomar decisões importantes visando sempre o bem comunitário e o melhor uso dos recursos hídricos no estado. “O comitê de bacias hidrográficas é um órgão que tem a finalidade de tomar decisões importantes em prol de todos os usuários da água na nossa bacia. Nosso intuito é inserir a UFPI, uma instituição com mais de 50 anos de atuação no estado do Piauí e com toda a sua história de comprometimento com a gestão sustentável dos recursos hídricos, na atuação direta desse comitê”, afirmou.

O professor se diz agraciado pela oportunidade e ressalta que, como membro do Comitê, irá procurar inserir a Universidade nas discussões. “É uma honra como professor e diretor poder representar a UFPI em um lugar tão importante. Estaremos abertos ao diálogo e podem ter certeza que iremos procurar inserir a universidade em todas as tomadas de decisões importantes do comitê, seja ela viabilizando estudos, seja viabilizando financiamento para pesquisas. Eu quero ser um elo de ligação entre os pesquisadores, entre os docentes da universidade e o Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Parnaíba”, pontuou.

WhatsApp_Image_2023-10-06_at_16.38.41.jpeg

No registro o professor Everaldo Moreira,  representantes do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Parnaíba e o assessor da Reitoria André Gonçalves