Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > NUEPES realiza I oficina de Capacitação do PROVAB 2014

NUEPES realiza I oficina de Capacitação do PROVAB 2014

Valorizar e capacitar profissionais da atenção básica. Esse foi o objetivo da I Oficina de Capacitação do Programa de Valorização do Profissional da Atenção Básica (PROVAB), que conta com o apoio do Núcleo de Estudos, Pesquisa e Extensão em Educação Permanente para o SUS (NUEPES) da Universidade Federal do Piauí (UFPI). O evento aconteceu na manhã desta terça- feria (21), no auditório da Associação Piauiense de Municípios (APPM).

Com o intuito de provocar o maior incentivo aos profissionais da área da saúde, a oficina de capacitação do PROVAB contou com a participação de representantes das secretarias de saúde dos municípios, coordenadores do programa em outros estados e profissionais atuantes.

"Estamos aqui para recepcionar esses médicos", ressalta Karoline Castro, Coordenadora da Comissão do PROVAB e do Programa Mais Médicos. Segundo Karoline, outro objetivo da oficina é esclarecer as dúvidas dos profissionais recém ingressados no programa.

Karoline Castro, uma das organizadoras da Oficina de Capacitação do PROVAB

Na ocasião, a Prof. Elizabeth Fassi, Coordenadora Pedagógica do Curso de Especialização em Saúde da Família, da Universidade Federal de Pelotas (UFPEL), destacou a importância da oficina para os profissionais atuantes. "A oficina é muito importante para um momento de primeiro contato, de integração dos profissionais para ter o conhecimento de como o programa se organiza e como eles vão se posicionar nos municípios.", disse.

Representantes de outros municípios também se fizeram presentes na oficina para se atualizarem em relação ao PROVAB e esclareceram suas dúvidas. "O programa é importante, pois possibilita a contratação de médicos para atuarem nas áreas que estão com maiores necessidades", relata Kelly Regane, representante da Secretária de Saúde do município de Valença-PI.

A professora Elizabeth Fassi da Universidade Federal de Pelotas (UFPEL), que veio ministrar a oficina do PROVAB

De acordo com o Pró-Reitor de Extensão da UFPI, Prof. Dr. Miguel Ferreira Cavalcante, o programa serve para qualificar os profissionais e, como consequência, aumentar a qualidade de vida da população. "O PROVAB é um programa muito novo, audacioso e de muito entusiasmo por que envolve, principalmente, jovens recém graduados", enfatiza.

Prof. Dr. Miguel Ferreira Cavalcante, Pró-Reitor de Extensão da UFPI

Mais informações sobre o programa:http://provab.saude.gov.br/