Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > PPGEd/UFPI promove evento internacional em parceria com a Universidade de Coimbra

Última atualização em Quinta, 05 de Outubro de 2023, 09h09

PPGED-12.jpg

Solenidade de abertura do evento no Auditório Salomé Cabral no CCE/UFPI

Nesta quarta-feira (4/10), foi realizado no auditório do Centro de Ciências da Educação (CCE), o "Network action: conferência sobre educação ao longo e em todos os espaços da vida: políticas, práticas e pesquisas". Evento de destaque na área da educação que faz parte integral da Jornada de Intercâmbio Científico e Acadêmico implementada pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Piauí (PPGEd/UFPI) e a renomada Universidade de Coimbra. A solenidade de abertura contou com a presença do Reitor Gildásio Guedes.

O evento tem como objetivo principal fortalecer o intercâmbio acadêmico e científico entre a Universidade Federal do Piauí e a Universidade de Coimbra. Além disso, a conferência visa aprofundar a compreensão teórica sobre a educação em contextos diversos, bem como refletir sobre os desafios, possibilidades e limites da docência nesses contextos educacionais. A conferência é simultaneamente uma atividade de mobilização realizada pelo PPGEd e a Universidade de Coimbra, através de seus grupos de estudo, como o Grupo de Políticas e Organizações Educacionais e Dinâmicas Educacionais (GRUPOEDE) do Centro de Estudos Interdisciplinares da Universidade de Coimbra (CEIS20), coordenado pelo Prof. Joaquim Luís de Medeiros Alcoforado, e o Núcleo Interdisciplinar de Pesquisa em Educação e Epistemologia da Prática Profissional (NIPEEPP), liderado pela Profa. Antônia Dalva França Carvalho.

Na oportunidade, estiveram presentes a Diretora do CCE, Profa. Eliana de Sousa Alencar Marques; o Coordenador do PPGEd, Prof. Elmo Souza Lima; e o Prof. Joaquim Luís de Medeiros Alcoforado, da Universidade de Coimbra.

PPGED-8.jpg

Reitor da UFPI, Gildásio Guedes

O Reitor Gildásio Guedes destacou que as ações internacionais dentro da Universidade contribuem para a melhoria da qualidade dos Programas de Pós-Graduação e, consequentemente, a ascensão na avaliação da CAPES. “É um momento de festejar em conjunto com o PPGEd e o grupo de estudo da Universidade de Coimbra liderado pelo professor Luiz. Seguimos em direção ao fortalecimento de laços e construção de um caminho que conduza os PPGs da nossa Universidade em busca da internacionalização”, acrescentou.

PPGED.jpg

Coordenadora do evento, Profa. Antônia Dalva França Carvalho

A Coordenadora do evento, Profa. Antônia Dalva França Carvalho, frisou que atividades de educação nos espaços acadêmicos são importantes para as formações de futuros profissionais. “Várias atividades desempenhadas no âmbito acadêmico são fundamentais não só para que os alunos tenham um maior convívio dentro da Universidade, mas também deixam sua colaboração com o processo de internacionalização, tão importante na formação de novos profissionais e futuros mestres e doutores”, ressaltou.

PPGED-9.jpg

Coordenador do PPGEd, Prof. Elmo Souza Lima

O Coordenador do PPGEd, Prof. Elmo Souza Lima, pontuou que o programa vem construindo uma parceria com a Universidade de Coimbra na área de Psicologia e Ciências da Educação. “O nosso programa firmou uma parceria com a Universidade de Coimbra em 2019. Esse processo de internacionalização do nosso programa, a partir desse convênio e de outros que também estão em andamento, inicia essa jornada de trabalho em troca de experiência com a Universidade de Coimbra”, afirmou.

PPGED-13.jpg

Diretora do CCE, Eliana Alencar

A Diretora do CCE, Eliana Alencar, enfatizou a importância de eventos como este serem organizados dentro do CCE. “A troca de conhecimentos daquilo que se produz vem fortalecendo a política de internacionalização dos Programas de Pós-Graduação da nossa Universidade. Temos conseguido fazer isso por meio do nosso PPGEd, pela atuação de nossos professores, além do apoio da Administração Superior da UFPI”, disse.

PPGED-7.jpg

Prof. Joaquim Luís de Medeiros Alcoforado da Universidade de Coimbra

O Prof. Joaquim Luís de Medeiros Alcoforado da Universidade de Coimbra participou de uma conferência sobre educação ao longo de todos os espaços da vida: políticas, práticas e pesquisas. Trazendo contribuições importantes para a formação sobre a área da educação e a produção de conhecimento.

Os resultados esperados desta conferência contribuirão significativamente para fomentar discussões entre redes de educação, abordando temas relacionados ao ensino, pesquisa, extensão e internacionalização. Vale ainda mencionar que o evento proporciona oportunidades para a troca de experiências e o diálogo entre alunos, professores e profissionais da educação básica, promovendo a colaboração entre projetos educacionais em ambas as instituições.

PPGED-28.jpg

Confira mais fotos: