Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Aluna do Colégio Técnico de Teresina vence Concurso de Redação Jovens Escritores

Última atualização em Terça, 03 de Outubro de 2023, 12h22

WhatsApp Image 2023 10 03 at 11.43.26

A aluna do Colégio Técnico de Teresina da UFPI (CTT), Maria Eduarda dos Santos Suares da Silva, venceu em 1º lugar na categoria "Ensino Médio" do 16º  concurso de redação "Jovens Escritores", promovido pelo Sistema O Dia de Comunicação. Estudante do 3º ano de Ensino Médico no CCT, Eduarda venceu o concurso com redação de tema "Os impactos das minorias nos espaços públicos de poder". A entrega da premiação ocorreu no dia 1º de outubro em solenidade realizada no Teresina Shopping.

”Na minha experiência, abordar a temática dos impactos das minorias nos espaços públicos de poder requer uma pesquisa aprofundada, escuta ativa das vozes minoritárias e uma abordagem sensível e empática na escrita, procurei em outros exemplos de redações nota mil, e pesquisei bastante”, explica a estudante Maria Eduarda, que tem o habito de ler desde criança.

WhatsApp Image 2023 10 03 at 11.51.57

A participação de Maria Eduarda e de outros alunos do CTT no concurso ocorreu após um trabalho de mobilização dos estudantes com diálógos sobre temas atuais e prática de escrita de textos, conforme explica a Professora de Redação do CTT, Elizabeth Gonçalves. “Discutimos sobre o cenário político brasileiro. Fizemos seminários em todas as turmas. Analisamos e fazemos uma leitura de nós mesmos. Só depois de todas essas discussões é que orientamos os alunos sobre o que é um texto dissertativo-argumentativo. Todos fizeram os textos. Aqueles que nos autorizaram tiveram seus textos levados ao Jornal O dia.”

A professora Elizabeth Gonçalves explica também que o Colégio promove ações para auxiliar o aluno e melhor desenvolver a escrita. Uma dessas atividades realizadas é uma oficina de escrita, ofertada desde 2022 pelo CTT,  com objetivo de estimular os alunos a "soltarem a voz". A ideia surgiu após observar o medo dos alunos em escrever por acharem que não têm o que dizer. E assim foi trabalhada a noção de autoria nas aulas de redação, para mostrar que os alunos têm sua voz ouvida por meio da prática de escrever. A estudante Maria Eduarda fez parte dessa oficina de escrita.

Segundo a profa. Elizabeth Gonçalves, este ano, os próprios alunos, com o apoio da direção, montaram uma sala de leitura, para a qual conseguiram um acervo com mais de 1.700 livros (clássicos brasileiros e universais), entre vários gêneros textuais, para maior estímulo à leitura e à escrita.

O corcurso que foi realizado pelo grupo de comunicação O DIA, juntamente com a fundação Quixote, chega a sua 16ª edição e é aberto aos edudantes do 1º ano do Ensino Fundamental a estudantes do 3º ano do Ensino Médio e aos professores como impulsionadores da escrita, tendo como prêminos, um notebook para a categoria de ''Professor'' e nas categorias de ''Ensino Fundamental menor '' (1º e 2º ano), ''Ensino Fundamental menor'' (3º ao 5º ano), ''Ensino Fundamental maior'' (6º ao 9º ano) e ''Ensino Médio'' (1º ao 3º ano), com os prêmios para o 1º lugar - um Notebook, 2º lugar - uma Bicicleta, 3º lugar - um Smartphone.

WhatsApp Image 2023 10 03 at 11.43.26 2