Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Com participação da UFPI, eventos em outubro marcam a 20ª Semana Nacional de C&T no Piauí

Última atualização em Segunda, 02 de Outubro de 2023, 10h38

WhatsApp_Image_2023-10-02_at_10.34.08.jpeg

A 20ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) está se aproximando para uma celebração das ciências básicas para o desenvolvimento sustentável. Mais uma vez, a Universidade Federal do Piauí (UFPI) integra o grupo de Instituições que organizam a programação do evento e, nesta edição, sedia várias atividades.

Em Teresina, as ações da 20ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia estão programadas para acontecer a partir do dia 16 de outubro, proporcionando oportunidades para interação entre a comunidade científica e o público em geral. Entre as atividades previstas estão a “Feira na praça", que deve acontecer na Praça Rio Branco para comunidade em geral e escolas de Teresina e o “Portas Abertas", exposição de projetos de pesquisa de alunos da Pós-graduação em Química que acontece na UFPI.

Este ano, a SNCT terá como tema "Ciências Básicas para o Desenvolvimento Sustentável", que tem como objetivo disseminar as conquistas da ciência e tecnologia para a comunidade piauiense. A SNCT é um marco no calendário do estado, reunindo pesquisadores e instituições renomadas, destacando a importância fundamental das disciplinas científicas em impulsionar o crescimento sustentável e a inovação. As atividades acontecerão em diferentes regiões do Piauí abordando uma ampla gama de tópicos, desde a física e a química até a biologia e a matemática, demonstrando como essas disciplinas fundamentais contribuem para um futuro mais sustentável.

Em outras cidades piauienses como Piriripi, a FIOCRUZ desenvolverá ações na comunidade Quilombola, enquanto em Parnaíba, a UFDPar vai realizar o dia na praça (ainda sem data) e o curso de capacitação voltado a piscicultura. Além disso, o dia na praça também vai ocorrer na cidade de Castelo do Piauí.

Estão entre os apoiadores do evento a Universidade Federal do Piauí (UFPI), Universidade Federal do Delta do Parnaíba (UFDPAR), Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPQ), Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Piauí (FAPEPI), Secretaria de Estado da Educação do Piauí (SEDUC), Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ), O Instituto Federal do Piauí (IFPI) e a Universidade Estadual do Piauí (UESPI).

A Semana Nacional de Ciência e Tecnologia no Piauí é um evento que celebra a curiosidade, a inovação e a colaboração no campo da ciência e tecnologia. A participação de instituições de prestígio garante que este ano seja uma experiência memorável para todos os envolvidos.