Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > NAU/UFPI realiza o Encontro Anual do Grupo de Trabalho da Rede de Leitura Inclusiva do Piauí

Última atualização em Sexta, 29 de Setembro de 2023, 15h55

Imagem1 NAU 29 09

Encontro foi realizado na Biblioteca Comunitária da UFPI

O Núcleo de Acessibilidade da Universidade Federal do Piauí (NAU/UFPI) realizou nos dia 19 e 20 de setembro, na Biblioteca Comunitária Jornalista Carlos Castelo Branco, o Encontro Anual do Grupo de Trabalho da Rede de Leitura Inclusiva do Piauí com reunião entre os membros e interessados na temática e em ações de fomento à leitura e contou com a representante da Dorina Nowill São Paulo, Maria Melo.

A Rede de Leitura Inclusiva é um projeto encabeçado pela Fundação Dorina Nowill para Cegos de São Paulo que visa estreitar as relações entre professores, educadores, bibliotecários leitores, audiodescritores, tradutores e interpretes de libras, organizações sociais, dentre outros, para disseminar a leitura inclusiva e acessível pelo Brasil e garantir o direito da pessoa com deficiência nas ações e políticas de livro e leitura. O NAU é parceiro desta ação desde o início das suas atividades como Núcleo na instituição, assim como outras instituições governamentais e não governamentais externas.

No dia 19 de setembro a programação da manhã contou com momento de exposição sobre as visitas institucionais realizadas durante o mês de agosto e setembro a fim de mobilização de novos parceiros para a rede e de fomento à realização de cadastro na Dorinateca. No segundo momento da manhã, foi aberto para apresentação e debate com os participantes, a fim de traçar ações de fomento à leitura para execução em 2024. No turno da tarde, foi dada continuidade ao debate e exposições de ideias, assim como realização dos registros pelos membros.

No dia 20 de setembro a programação contou com a participação do Projeto “Biblioteca Móvel: levando a leitura para todos os lugares” desenvolvido pela Profª. Ana Gabriela Fernandes da Universidade Estadual do Piauí de Campo Maior. Na oportunidade foi apresentado o projeto e aberto para debate e sugestões.

No segundo momento da manhã, ocorreu a oficina de Audiodescrição ministrada pelo Instituto Comradio e Projeto Mulheres de Visão, através do presidente Iraildon Mota. A oficina contou com exposição dinâmica do conteúdo e vivência pelos espaços da biblioteca a fim de aplicabilidade dos conhecimentos teóricos apresentados.

No turno da tarde, foram realizadas visitas institucionais com a representante da Fundação Dorina Nowill à Biblioteca Comunitária do Angelim “Ler é preciso – Bruno Soares” com a presença do presidente da Fundação Cultural Monsenhor Chaves, Srº. Manoel Bezerra da Silva Neto (Neto do Angelim) e à Biblioteca Cromwell de Carvalho com a presença da diretora Renata Alves.

Imagem3 NAU 29 09