Professora Lis Marinho durante aula inaugural da 1ª turma da Especialização em Saúde da Mulher
Aconteceu na manhã da última quinta-feira (29), a aula inaugural da primeira turma do Curso de Especialização em Saúde da Mulher. O evento ocorreu na sala 11 do bloco do Departamento de Biofísica e Fisiologia da Universidade Federal do Piauí.
Ofertado pelo Núcleo de Estudos, Ensino, Pesquisa e Extensão em Educação Permanente para o SUS (NUEPES) e Departamento de Biofísica e Fisiologia, o curso tem o objetivo de estabelecer um espaço de formação para profissionais da saúde e possibilitará a estes profissionais agir de forma crítica e reflexiva em defesa do Sistema Único de Saúde e da redução da mortalidade materna.
Durante a abertura do evento, a Professora Lis Cardoso Marinho Medeiros, Coordenadora Acadêmica do Curso e anfitriã da aula inaugural apresentou a mesa de honra composta pela Coordenadora do Departamento de Biofísica e Fisiologia, Waldilleny Ribeiro de Araújo; Coordenador do Nuepes, Francisco Meton; Coordenadora do Escritório Técnico Regional da Fiocruz Piauí, Jacenir Reis dos Santos Mallet; Beatriz Fátima Alves de Oliveira, Pesquisadora em Saúde Pública da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz); Dra. Lívia Fernanda Nery da Silva, Diretora do Centro de Educação Aberta e a Distância da UFPI (CEAD/UFPI); Cristiane Moura Fé da Diretoria de Unidade de Vigilância e Atenção à Saúde (DUVAS); Luzia Carvalho do setor de pós-graduação da FADEX.
Aula abordou o tema “Políticas Públicas e Saúde da Mulher”
Professora Beatriz Fátima Alves de Oliveira da Fiocruz Piauí
Ministrada por Beatriz Fátima Alves de Oliveira da Fiocruz Piauí, a aula teve como tema “Políticas Públicas e Saúde da Mulher: contexto e rede de monitoramento da atenção à saúde materna”.
A pesquisadora que tem experiência na área de saúde coletiva discutiu sobre o contexto das políticas voltadas para mulheres; descreveu as principais fontes de dados para monitoramento da mortalidade materna e infantil;apresentou e definiu os indicadores de mortalidade materna, infantil e o impacto da pandemia nos indicadores de saúde materna.
“A aula é voltada para capacitar os recursos humanos voltado para o que é mais precioso hoje, a saúde pública, que é o Sistema Único de Saúde. É um sistema que a gente organiza para chegar a todos com garantias de qualidade do atendimento”, explicou Beatriz Oliveira.
A pesquisadora explica que a saúde da mulher faz parte de um grande movimento que tem de atuar sobre diversos objetivos do desenvolvimento sustentável para alcançar as metas para alcançar a qualidade de vida. Beatriz disse que a temática saúde da mulher está em quase todos os ODS, mas chamou a atenção para os ODS 3 e 5.
“O objetivo do desenvolvimento sustentável 3 (ODS 3) tem como meta assegurar uma vida saudável e promover o bem-estar para todas e todos, em todas as idades. O ODS 5 fala sobre a igualdade de gênero e o “empoderamento de todas as meninas e mulheres. A política pública está muito voltada para atender estes objetivos”.
A aula inaugural foi transmitida pelo canal do YouTube: Nuepes não Mortalidade Materna, por meio do link: https://www.youtube.com/watch?v=-IxTTX1kZ4E.
Alunos da 1ª oferta prestigiam aula inaugural
Reunião com a equipe da Fiocruz
Após a aula inaugural a equipe da Fiocruz Piauí foi convidada para visitar o Núcleo de Estudos, Pesquisa e Extensão em Educação Permanente para o SUS (NUEPES/UFPI) para conhecer as instalações e firmar futuras parcerias.
Durante a reunião, a pró-reitora de Pós-Graduação da UFPI, professora Regilda Saraiva que foi convidada para falar sobre os esforços da UFPI na elaboração de propostas de novos cursos de Pós-Graduação Stricto Sensu. Além disso, destacou para os presentes na reunião, as principais orientações e diretrizes que a pró-reitoria vem desenvolvendo para padronizar o funcionamento e fortalecimento dos programas de pós-graduação stricto sensu já existente, por meio de concessão de recursos para pesquisa, infraestrutura, publicações, bolsas de estudos para discentes.
A Coordenadora do Escritório Técnico Regional da Fiocruz Piauí, Jacenir Reis dos Santos Mallet falou da trajetória da Fiocruz no Piauí e das parcerias firmadas com universidades, instituições de pesquisa, rede assistencial e gestores do sistema de saúde do estado.
Por fim, a professora Lis Marinho, membro do Nuepes, explicou que a reunião com a diretoria da Fiocruz Piauí foi de grande importância, pois ambas as instituições serão fortalecidas. “Vamos fazer ações conjuntas para fortalecer as nossas pós-graduação e ações do NUEPES, da UNASUS e Fiocruz aqui no estado do Piauí”.
Segundo Lis Marinho, uma das ações é a criação de uma turma de doutorado em saúde da mulher fora de sede. “Esta iniciativa está sendo articulada com a Fiocruz Piauí, como também, estamos articulando oficinas para capacitação, planejamento, produção de artigos e cursos. A reunião trouxe bastante perspectiva para ações futuras”, disse animada.